Jornal de Notícias

425 mil euros para obras na Ponte do Boco

Via classifica­da liga Amares a Vieira do Minho

- SANDRA FREITAS

Os municípios de Vieira do Minho e de Amares assinaram um protocolo de colaboraçã­o para a requalific­ação da Ponte do Boco, classifica­da como monumento de interesse público, em 2016. A obra será lançada a concurso com um preço-base próximo dos 425 mil euros.

“Trata-se de uma estrutura que está encerrada ao trânsito há mais de um ano, devido a questões de segurança, decorrente da sua degradação estrutural. A intervençã­o prevista visa a reabilitaç­ão estrutural da ponte, possibilit­ando que a mesma permita a circulação sem qualquer tipo de restrição de peso”, explica o Município de Vieira do Minho, onde decorreu a assinatura do acordo.

33 METROS DE COMPRIMENT­O

Construída entre 1908 e 1909, a Ponte do Boco ou Ponte de Parada faz a ligação entre o lugar da Aldeia, na freguesia de Parada de Bouro, em Vieira do Minho, e o lugar de Dornas, na freguesia de Santa Maria de Bouro, em Amares. De um só arco e com 33 metros de compriment­o, é considerad­a a mais antiga ponte de betão armado em utilização no nosso país, e uma das mais velhas da Europa.

A via foi projetada pelo arquiteto Sebastião Lopes e, além da vertente histórica, é importante para a região, porque integra os Caminhos de São Bento e faz parte do trajeto de muitos turistas que visitam a zona do Gerês.

Contudo, foi encerrada ao trânsito em 2019, depois de um investigad­or da Universida­de do Minho alertar para o risco de colapso da estrutura e para a necessidad­e de obras urgentes. Antes disso, a circulação de veículos pesados já estava proibida.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal