Jornal de Notícias

Uma história sem saída para assistir hoje ao ar livre

- POR Catarina Ferreira

O Teatro Aveirense evoca hoje, às 21 horas, uma obra seminal do neorrealis­mo italiano, “Ladrões de bicicletas”. A projeção do filme decorre ao ar livre, a partir das 21 horas, na Igreja da Misericórd­ia.

O filme conta a história de Antonio Ricci, um homem desemprega­do, num cenário económico de depressão no pós-Segunda Guerra Mundial, que consegue finalmente um bom emprego afixando cartazes, e para o qual precisa de uma bicicleta.

Mas assim que se inicia no novo ofício, a bicicleta é roubada. Antonio e o filho caminham pelas ruas de Roma procurando a bicicleta, até finalmente conseguire­m localizar o ladrão. Todavia, sem provas, abandonam a acusação. Pai e filho sabem muito bem que, sem bicicleta, Antonio não conseguirá manter o emprego. Do ponto de vista do filho, a história é arrasadora.

Este drama com toques de tragédia clássica recebeu em 1948 vários prémios, entre os quais o Oscar de Prémio Honorário e o Globo de Ouro de Melhor Filme Internacio­nal. A realização é do italiano Vittorio de Sica.

IGREJA DA MISERICÓRD­IA

Rua de Coimbra 23, Aveiro

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal