Jornal de Notícias

Começa o desafio final à pedalada de Pogacar

Tour entra na semana de todas as decisões e o atual camisola amarela é favorito a repetir o triunfo em Paris. Ruben Guerreiro quer ganhar etapa

- José Pedro Gomes desporto@jn.pt

Cumprido o último dia de descanso, a caravana da Volta a França regressa hoje a estrada para a derradeira e decisiva semana da prova, com a grande dúvida a centrar-se na capacidade de o camisola amarela Tadej Pogacar (UAE-Emirates) manter a pedalada demolidora e a liderança até Paris.

O esloveno, de apenas 22 anos, tem os principais rivais na classifica­ção geral a mais de cinco minutos distância e, apesar da qualidade de perseguido­res como Rigoberto Úran, Jonas Vingegaard ou Richard Carapaz, tem mostrado força e regularida­de para aspirar a repetir o triunfo de 2020.

Pela frente, Pogacar terá alguns dos mais duros testes desta edição, com mais três etapas nos Pirenéus – uma inclui a temível subida ao Tourmalet – e ainda um contrarrel­ógio de 30,8 quilómetro­s na penúltima etapa, decisivo para as contas finais.

Além da capacidade do líder, outro foco de interesse centra-se na capacidade do britânico Mark Cavendish, o rei dos sprints neste Tour, manter o embalo e chegar às 35 vitórias em etapas, superando, assim, a marca do lendário ciclista belga Eddy Merckx.

Sobre os dois portuguese­s em prova, Rui Costa estará mais bloqueado nas ambições pessoais, pelo trabalho de apoio a Tadej Pogacar, mas Ruben Guerreiro, que está no top-20 da geral, ainda mantém um sonho. "Espero desfrutar de uma vitória de etapa até ao final", disse o corredor da Education First-Nippo, que confessou o objetivo da equipa de lutar pela liderança da classifica­ção coletiva.

 ??  ?? Tadej Pogacar corre para o bis e Mark Cavendish pode bater o recorde de Merckx
Tadej Pogacar corre para o bis e Mark Cavendish pode bater o recorde de Merckx

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal