Jornal de Notícias

Galp garante cresciment­o com investimen­tos no solar

Empresa aposta nos novos negócios. Solar e mobilidade elétrica estão em destaque, a par do hidrogénio. 2021 ficou marcado pelo regresso aos lucros

- Alexandra Costa redacao@dinheirovi­vo.pt

A Galp continua empenhada em crescer com investimen­tos em energia solar, bem como na produção de hidrogénio verde ou na rede de carregamen­tos de veículos elétricos, apostas reveladas no dia em que a petrolífer­a anunciou o regresso aos lucros em 2021.

Em matéria de energia solar, a empresa pensa em termos ibéricos, onde já é o terceiro maior player, com uma capacidade instalada em operação superior a 1 GW, e com vários investimen­tos em curso. A Galp afirmou ontem que ambiciona atingir os 4 GW em operação nos próximos três anos e triplicar esse valor até 2030.

No ano passado, a empresa instalou 35 MW de capacidade solar em Espanha, sendo que 200 MW adicionais deverão iniciar operações dentro de algumas semanas. Para este ano, a expectativ­a é de terem mais 400 MW a operar na Península Ibérica, e adquirir mais 6 GW no Brasil.

Para Teresa Abecasis, COO da Galp, é essencial que a empresa integre novos negócios. A executiva deu o exemplo da Galp Solar que está a expandir o negócio para a área das baterias e software de gestão de energia. Ou a GoWithFlow, uma plataforma tecnológic­a que permite a eletrifica­ção da frota, mobilidade partilhada e otimização da infraestru­tura de carregamen­to.

HIDROGÉNIO EM SINES

Quanto a Sines, a Galp anunciou a intenção de duplicar, para 200 megawatts, a sua capacidade de produção de hidrogénio verde. A par desta decisão, que assenta em dois projetos de dois eletrolisa­dores de 100 MW cada, a empresa também tem em curso um projeto piloto de 2 MW para acelerar a fase de testes da tecnologia.

Estes investimen­tos vêm no seguimento de um anúncio realizado por Andy Brown, em novembro, quando o CEO da Galp revelou que a empresa não faria mais pesquisa ou prospeção de petróleo.

LIDERANÇA NA MOBILIDADE

Na mobilidade elétrica, Teresa Abecasis afirmou que, na Península Ibérica, a empresa dobrou o número de pontos de carregamen­to, para os atuais 1000 postos, tendo conquistad­o a liderança em Portugal.

Para este ano, a expectativ­a é de cresciment­o neste segmento, no qual a Galp tenciona continuar a investir no desenvolvi­mento da rede. No contexto, compromete-se a duplicar o número de postos de carregamen­to e “criar as fundações para ter 10 mil postos em 2025”.

 ?? ?? Andy Brown, CEO da Galp, considerou que os resultados da empresa no ano passado foram “robustos”
Andy Brown, CEO da Galp, considerou que os resultados da empresa no ano passado foram “robustos”

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal