Jornal de Notícias

Tribunal vai validar contratos online

Objetivo é reduzir tempo dos processos de fiscalizaç­ão prévia

- ALEXANDRA INÁCIO

A partir de 2 de maio, o portal eContas vai permitir a cerca de 6500 entidades públicas, como autarquias ou institutos públicos, submeter por via online contratos para visto prévio do Tribunal de Contas (TdC). Em média, anualmente, a administra­ção pública submete entre dois mil a quatro mil processos para visto prévio do TdC. No ano passado, o montante global dos contratos apreciados superou os seis mil milhões de euros, revelou ontem o presidente do TdC, José Tavares.

Os diversos serviços têm diferentes graus de desenvolvi­mento digital mas todos, sublinhou, vão ter de passar a submeter os processos por via eletrónica. José Tavares garantiu que o tribunal “não deixará nenhuma entidade sem apoio”.

O principal objetivo do novo portal, frisou o vice-presidente do TdC, António Francisco Martins, é a redução dos prazos de análise e de resposta.

HISTÓRICO E ESTATÍSTIC­AS

O portal disponibil­iza os formulário­s e informa sobre a documentaç­ão exigida às entidades. O TdC também vai disponibil­izar vídeos tutoriais. Os utilizador­es podem acompanhar todo o processo até à decisão, nomeadamen­te através de alertas, por exemplo, relativame­nte a documentaç­ão adicional. As entidades vão conseguir aceder ao histórico da informação prestada ao tribunal, incluindo recomendaç­ões anteriores “para que não cometam os mesmos erros”, frisou António Francisco Martins.

O portal já funcionava com a prestação de contas. A próxima funcionali­dade, anunciou José Tavares, será a jurisdicio­nal relativa aos processos de efetivação de responsabi­lidades financeira­s.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal