Jornal de Notícias

Partidos unânimes a chamar João Leão

Audição requerida pelo PSD foi aprovada por unanimidad­e

-

A proposta do PSD para ouvir João Leão, ex-ministro das Finanças e atual vice-reitor do ISCTE, no Parlamento foi ontem aprovada. Maria de Lurdes Rodrigues, reitora do ISCTE, também vai ser ouvida no âmbito do processo de financiame­nto ao Centro de Valorizaçã­o do Conhecimen­to e Transferên­cia de Tecnologia do ISCTE. A proposta do PSD, votada na Comissão de Educação e Ciência, teve o apoio de todos os partidos. A audição só deverá ocorrer no próximo mês.

O Chega e a Iniciativa Liberal também pediram que Leão fosse ouvido. Os pedidos destes partidos serão votados hoje, na Comissão Orçamento e Finanças. Além do ex-governante, a IL quer ouvir Fernando Medina, atual ministro das Finanças, e Manuel Heitor, antigo ministro da Ciência e do Ensino Superior.

O primeiro-ministro já saiu em defesa de Leão. “A escolha dele [João Leão] para vice-reitor nada tem a ver com este processo, visto que a candidatur­a na CCDR foi aprovada em 2019 e a autorizaçã­o desta despesa foi em [julho de] 2021”, disse António Costa, em entrevista promovida pelo Clube de Jornalista­s. Entende que Leão não tinha como saber, à data, que hoje não estaria no Governo e de volta ao ISCTE.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal