Jornal de Notícias

Sindicatos querem ser ouvidos para o Orçamento

Organizaçõ­es têm hoje primeira reunião com novo ministro

-

O novo ministro reúne-se, hoje, com os sindicatos de professore­s. Os dirigentes querem ser ouvidos antes da aprovação do Orçamento do Estado e, por isso, esperam de João Costa o compromiss­o de os voltar a convocar em breve. A falta de professore­s é o problema mais urgente, apontam.

A reunião é a primeira desta legislatur­a e acontece mais de dois anos depois do último encontro entre sindicatos e o ex-ministro Tiago Brandão Rodrigues. Tanto Mário Nogueira (líder da Fenprof ) como João Dias da Silva (líder da FNE) consideram que o encontro conjunto com todas as organizaçõ­es servirá para a apresentaç­ão da nova equipa ministeria­l (o novo secretário de Estado da Educação, António Leite, também estará presente) e para a comunicaçã­o das prioridade­s.

“Esperemos que sirva para a marcação de uma data de arranque de negociaçõe­s”, assume Mário Nogueira. Para a Fenprof, a prioridade é a aprovação de respostas para mitigar, durante a legislatur­a, a falta de professore­s, como o regresso às escolas dos mais de dez mil docentes que desistiram de concorrer. Até 2030 devem aposentar-se cerca de 47 mil professore­s e terão de entrar no sistema 34 500 novos professore­s, apontou o diagnóstic­o da Nova SBE.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal