Jornal de Notícias

Processo atribulado

-

Foi secretária de Estado da Justiça entre 2015 e 2019. Deve substituir Isabel Oneto, que passou a secretária de Estado da Administra­ção Interna.

O processo de eleição para os órgãos externos costuma ser atribulado. Na legislatur­a anterior, os partidos tiveram, por vezes, dificuldad­es em entender-se, o que resultou no chumbo de alguns candidatos.

Na Comissão de Acesso aos Documentos Administra­tivos – para a qual só PS e PSD indicam nomes –, três dos quatro membros voltarão a ser propostos, embora dois deles sejam, à data, suplentes. No Conselho de Fiscalizaç­ão dos Serviços de Informaçõe­s da República também há convergênc­ia, com socialista­s e sociais-democratas a apresentar­em uma lista única. Constança Urbano de Sousa, antiga ministra da Administra­ção Interna, será uma das eleitas.

LEGITIMIDA­DE REFORÇADA

A presidente da Transparên­cia e Integridad­e diz ao JN não ver problemas que PS e PSD se articulem para reconduzir mandatos, já que não só o processo é legal como decorre da correlação de forças no Parlamento. Para Susana Coroado, o facto de haver uma votação torna os eleitos “bem mais legítimos do que se fossem nomeados pelo Governo”.

Embora Chega e IL tenham aumentado o número de deputados nas últimas legislativ­as, só terão representa­ção garantida nos quatro órgãos que obrigam a incluir membros de todos os grupos parlamenta­res. São eles a Comissão Nacional de Eleições, a Comissão para a Igualdade e Contra a Discrimina­ção Racial e o Conselho de Monitoriza­ção dos Direitos das Pessoas com Deficiênci­a.

Das 15 entidades que têm de ir a votos a cada legislatur­a – e para além das cinco cujos membros têm de ser eleitos por dois terços –, há três que apenas exigem maioria simples. É o caso dos Conselhos Superiores do Ministério Público e da Segurança e Ciberespaç­o e, também, da Comissão de Acesso aos Documentos Administra­tivos. Existem ainda seis órgãos que apenas pedem nomeação.

 ?? ?? Anabela Pedroso Cons. Fisc. do Sistema Interno de Informaçõe­s Criminais
Anabela Pedroso Cons. Fisc. do Sistema Interno de Informaçõe­s Criminais

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal