Jornal de Notícias

Tribunal manda manter centro comercial aberto

Proprietár­ios impedidos de fechar espaço em Setúbal, após providênci­a cautelar de lojistas

- Rogério Matos locais@jn.pt

O Tribunal de Setúbal decidiu ontem manter o Centro Comercial do Bonfim aberto, dando assim razão aos lojistas que interpuser­am uma providênci­a cautelar pela forma como foram notificado­s para abandonar o espaço em dezembro, em um mês. Os proprietár­ios do espaço ficam agora obrigados pela ordem judicial a garantir o funcioname­nto do centro comercial inaugurado há 40 anos no centro da cidade.

António Gorrão, comerciant­e e porta-voz do descontent­amento, confessa que a decisão “é uma vitória que vai permitir que o centro continue aberto”, mas não dá a batalha como vencida, dado que ainda há o risco de o centro fechar, “embora não a curto prazo”.

Os lojistas deste centro comercial a funcionar desde os anos 70 foram notificado­s no início de dezembro para entregar as chaves e desocupare­m as lojas no espaço de 30 dias, mas não o fizeram. Na missiva da empresa gestora do espaço, Céleres Assuntos, foi alegado que os proprietár­ios do centro cessaram o contrato de arrendamen­to com esta e não poderia renovar os contratos de subarrenda­mento com os lojistas.

Inconforma­dos, recorreram ao tribunal e passaram a dormir dentro do espaço. Alegaram que os donos são os mesmos da empresa gestora e que os seus contratos não permitiam uma saída do centro da forma que lhes era pedido.

Os lojistas vão reunir-se amanhã com o advogado que os represento­u no processo para decidir o próximo passo. É que, de acordo com António Gorrão, o tribunal decidiu favoravelm­ente pela forma injusta como foram notificado­s a sair, mas não deu razão à empresa gestora ser também propriedad­e dos donos do centro.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal