Jornal de Notícias

Tiroidecto­mia total: Remoção Completa da Glândula Tiroide

-

Aremoção completa da glândula tiroide (tiroidecto­mia total) origina sempre muita apreensão nos doentes, pois têm muitas dúvidas sobre como será a sua vida sem tiroide.

É muito comum questionar­em se vão ter qualidade de vida sem tiroide, a resposta é sim. A falta da tiroide só por si implica a substituiç­ão hormonal e, portanto, a toma diária de um comprimido, em jejum, durante toda a vida, sendo a dose ajustada a cada caso. O ajuste deve ser controlado periodicam­ente por meio de análises ao sangue.

As principais indicações para tiroidecto­mia total são o cancro da tiroide, suspeita de cancro em tiroide com nódulos bilaterais, bócio volumoso que origine sintomas por compressão de estruturas adjacentes à tiroide, nódulo volumoso que cause sintomas de compressão ou nódulo mergulhant­e em tiroide com nódulos bilaterais e o hipertiroi­dismo que não resolve por meios não cirúrgicos. No cancro da tiro ide ac ir urgiaéoúni­cotr atamento capaz de levar à cura.

As complicaçõ­es associadas à tiroidecto­mia total, em mãos experiente­s, felizmente não são frequentes, mas quando surgem são demasiado sérias pelo que a cirurgia deve ser feita por uma equipa com diferencia­ção na cirurgia da tiroide. Esta cirurgia é realizada sob anestesia geral e necessita, geralmente, de um internamen­to de 24 horas.

Acomplicaç­ãom ais comuméohip­o para tiroid is mo. Possuímos quatro glândulas paratiroid­es, responsáve­is pela produção depara tormona,u ma hormona que regula os níveis de cálcio no sangue. Geralmente,

XPD JOkQGXOD SDUDWLURLG­H p VXÀFLHQWH SDUD

manter os níveis de cálcio no sangue normais, daí o extremo cuidado em preservá-las quando a tiroide é removida na totalidade. Quando são lesadas, surge uma diminuição do cálcio no sangue (hipocalcem­ia) que provoca sintomas como formigueir­o nas extremidad­es (dedos das mãos e pés), cãibras, contrações musculares involuntár­ias e mesmo desmaios e podem aparecer nos primeiros dias após a cirurgia.

Ao lado da tiroide passam dois nervos importante­s para a fala que se lesados originam alterações da voz e deglutição. Quando é feita uma tiroidecto­mia total, esses nervos devem ser preservado­s, muito raramente existe necessidad­e de serem retirados, no caso da invasão por cancro da tiroide. Devido à manipulaçã­o cirúrgica para libertar a tiroide, os nervos podem não funcionar nos primeiros dias de pós-operatório, causando alteração na voz e rouquidão transitóri­a.

A hemorragia tem uma incidência muito baixa mas quando surge pode ser perigosa por compressão da via aérea e deve ter intervençã­o imediata.

Outras complicaçõ­es menos graves são: seroma (acumulo de liquido no espaço ocupado pela tiroide) que pode obrigar a algumas aspirações e resolve sem sequelas, ainfeção que obriga a ouso de antibiótic­o se, por vezes, necessita de incisão de drenagem e o que lo ide na cicatriz, uma vez surgindo o queloide pode ser travado e atenuado quer com a aplicação de silicones, em fases precoces, quer com o uso de laser na cicatriz.//

 ?? ??
 ?? ?? Dr. Carlos Gomes (OM30081), Diretor Clínico do Trofa Saúde Braga Sul e médico especialis­ta em Cirurgia Geral no Trofa Saúde Braga Sul e Braga Centro
Dr. Carlos Gomes (OM30081), Diretor Clínico do Trofa Saúde Braga Sul e médico especialis­ta em Cirurgia Geral no Trofa Saúde Braga Sul e Braga Centro

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal