Jornal de Notícias

Descentral­ização pôs “autarcas contra autarcas”, acusa PSD

Sociais-democratas denunciam oportunida­de perdida, PS diz ter sido quem mais autonomia deu ao Poder Local

- João Vasconcelo­s e Sousa joao.f.sousa@jn.pt

O PSD acusou ontem o Governo de “colocar autarcas contra autarcas” no processo de descentral­ização de competênci­as, que classifico­u como uma “fraude socialista”. Fátima Ramos, deputada social-democrata e antiga presidente da Câmara de Miranda do Corvo, denunciou que há autarcas a queixarem-se de “falta de cumpriment­o dos compromiss­os”, garantindo que alguns se sentem mesmo “um pouco humilhados”. IL e PCP também criticaram o processo.

“A fraude socialista no processo de descentral­ização e a sua ‘mão invisível’ na presidênci­a da Associação Nacional de Municípios Portuguese­s (ANMP) estão a colocar autarcas contra autarcas”, afirmou Fátima Ramos. “Receamos a perda de força da ANMP”, frisou, alertando que “já há quem ameace sair” da associação, numa alusão à decisão de Rui Moreira, presidente da Câmara do Porto, que anunciou essa intenção.

Consideran­do que a descentral­ização poderia ter sido “um sucesso” se tivesse ocorrido “com lisura e transparên­cia”, a deputada acusou o Governo de não ter cumprido “condições nem prazos”. “Perdeu uma oportunida­de histórica, desrespeit­ou os autarcas e enganou os portuguese­s”.

IL E PCP TAMBÉM CRITICAM

A socialista Susana Amador rechaçou as acusações do PSD. “Se houve partido que, nos últimos seis anos, repôs a autonomia do poder local, aprofundou competênci­as das autarquias e aumentou transferên­cias financeira­s, foi o PS”, frisou a deputada.

Mas, para Fátima Ramos, é agora “claro” que “a intenção do Governo não foi uma verdadeira descentral­ização”. A parlamenta­r disse ainda compreende­r que Amador esteja “nervosa e angustiada”: “Ao ouvirmos os nossos colegas no terreno, verificamo­s que as coisas não estão a correr bem”.

Rodrigo Saraiva, da IL, subscreveu as críticas do PSD mas pediu que o partido mantenha a “acutilânci­a” e evite “arranjinho­s” com o PS como nas eleições para as CCDR. Paula Santos, do PCP, defendeu que os moldes da descentral­ização “desrespons­abilizam” do Governo, consideran­do “natural” a oposição dos municípios.

 ?? ?? Fátima Ramos, deputada do PSD, fala numa “fraude socialista”
Fátima Ramos, deputada do PSD, fala numa “fraude socialista”

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal