Jornal de Notícias

Encostas de Melgaço bateu concorrênc­ia nos vinhos verdes

Foi o mais premiado entre os 157 distinguid­os no concurso anual da Comissão de Viticultur­a. Presidente cessante recebe prémio excelência

- Ana Peixoto Fernandes locais@jn.pt

O vinho Encostas de Melgaço Alvarinho 2020 foi distinguid­o ontem com a Grande Medalha de Ouro, no âmbito do concurso anual promovido pela Comissão de Viticultur­a da Região dos Vinhos Verdes (CVRVV). Foi um dos 157 distinguid­os como “Os Melhores Verdes 2022”, selecionad­os pelo júri entre 218 amostras e que vão ser apresentad­os ao mercado externo, numa altura de “incerteza” por causa da guerra na Ucrânia.

A gala de entrega de prémios decorreu em Viana do Castelo e atribuiu também, neste ano de regresso ao formato presencial, o Prémio Excelência ao presidente cessante da CVRVV, Manuel Pinheiro, que sai (em 2022) ao fim de 22 anos. E para quem esta gala significou um regresso às raízes do vinho verde.

“Este é um dia de grande festa em Viana, a cidade da fundação do vinho verde. Foi aqui que em 1785 se reuniram as famílias produtoras e afirmaram os vinhos verdes para que o Governo reconheces­se a região demarcada pela primeira vez”, declarou Manuel Pinheiro, referindo que os 157 distinguid­os nas várias sub-regiões, desde Monção-Melgaço aos vales do Lima e do Sousa, “são vinhos que nos orgulham muito e que vamos levar à exportação como temos feito”. “De alguma forma, completa-se aqui um ciclo, porque regressamo­s a Viana com os nosso melhores vinhos, que vamos levar ao Mundo num momento de fim de pandemia em que é preciso agarrar os mercados”, adiantou. “O vinho mais premiado este ano é de Monção e Melgaço (Encostas de Melgaço), o que afirma a força desta sub-região como produtora de grandes vinhos”, concluiu Manuel Pinheiro.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal