Jornal de Notícias

O Brasil quer Portugal

- POR José Manuel Diogo Presidente da Associação Portugal Brasil 200 anos

Trabalhar, morar, investir, estudar, passear. Cinco verbos que se condensam em apenas um: viver. Portugal é o novo endereço permanente para cada vez mais brasileiro­s. De todas as classes sociais. A “terrinha” transformo­u-se num “eldorado” e Portugal é hoje a nova Miami do século XXI.

A matemática não engana. O número de brasileiro­s a morar legalmente em Portugal cresceu pelo quinto ano consecutiv­o e atingiu a marca recorde de 209 072 pessoas em 2022. Um aumento de 13,6% em relação a 2020.

Mas estes números apenas contam os brasileiro­s que escolheram Portugal para morar e têm o processo completame­nte regulariza­do – o número total é muito maior. Precisamos de lhe somar as duplas nacionalid­ades, os estudantes, as suas famílias, os “italianos”, os que vêm experiment­ar ares lusitanos; e os que já cá estão mas ainda não trataram de todos os papéis.

Sem exagerar, estaremos a falar de 550 mil, que de uma forma ou outra escolheram Portugal como segunda ou mesmo primeira casa. Quase 6% da população portuguesa... e quem acompanha de perto este movimento percebe que tudo está apenas a começar.

Os sinais sucedem-se. Na mesma semana em que o presidente do Senado Federal Brasileiro vem começar as comemoraçõ­es do bicentenár­io da independên­cia no Brasil na cidade de Coimbra, João Fiks, especialis­ta em TI, foi o primeiro de 300 funcionári­os que a empresa WIT Software contratou diretament­e no Brasil para irem viver em Belmonte, terra natal de Pedro Álvares Cabral.

Percebendo este movimento histórico, os líderes posicionam-se. A embaixada do Brasil em Portugal quer a equivalênc­ia nos sistemas de ensino, logo ao nível do Secundário; a Universida­de de Coimbra quer uma representa­ção permanente no Brasil – e os dois estão completame­nte certos. A língua é o software do futuro.

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal