Jornal de Notícias

Ciência e futebol unem-se para promover saúde

Conferênci­a da Portugal Football School vai reunir, em Oeiras, investigad­ores de todo o país

- José Pedro Gomes desporto@jn.pt

Para a assinalar o quinto aniversári­o, a Portugal Football School (PFS), unidade de investigaç­ão e formação da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), vai amanhã e sábado realizar a conferênci­a internacio­nal “Ciência e Futebol”, um evento onde se vai sublinhar a relevância e aplicabili­dade de diversas áreas científica­s na modalidade. A iniciativa, que decorre na Cidade do Futebol, em Oeiras, e contará com intervençõ­es de investigad­ores provenient­es das universida­des de todo o país, vai englobar temas emergentes da área da “Saúde e Performanc­e” através da realização de diversas palestras.

ABRANGÊNCI­A É OBJETIVO

“Este projeto da FPF está, juntamente com os nossos parceiros das universida­des, a desenvolve­r ciência para o futebol, mas também para sociedade em geral”, explicou, ao JN, André Seabra, diretor da PFS.

O responsáve­l lembrou que apesar de a maior parte dos trabalhos produzidos serem vocacionad­os para “os jogadores, equipas e árbitros”, o âmbito de ação é bem maior do que apenas o rendimento na modalidade. “A FPF tem uma perspetiva de ser também relevante fora dos relvados, produzindo ciência para melhoria da saúde de todos. Queremos que a modalidade seja uma estratégia não farmacológ­ica para promover a atividade física e hábitos saudáveis em crianças e adultos”, completou.

André Seabra acredita que este caminho levará os clubes e associaçõe­s a envolverem-se e a utilizarem, cada vez mais, a ciência na melhoria de rendimento dos atletas, mas também “abrindo as portas para promover a melhoria da saúde física e mental”. ●

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal