Jornal de Notícias

VCI ganha painéis com mensagens variáveis em junho Objetivo é dizer aos condutores qual o trajeto mais rápido. Alteração às portagens está a ser de novo alvo de estudo

- Adriana Castro adriana.castro@jn.pt

É na VCI onde culmina o cenário caótico do trânsito no Porto. Dos quase 68 mil carros que, em média, circularam na via em dezembro de 2020, no ano passado o número subiu para os 84 mil. Por isso, e para tentar escoar o pesado trânsito que se alastra pela cidade e entope os acessos, a Câmara do Porto prevê instalar, em junho, 14 painéis eletrónico­s de mensagens variáveis.

O objetivo é dizer aos condutores qual o percurso mais rápido em caso de acidente ou trânsito intenso, promover a fluidez do escoamento do tráfego e evitar engarrafam­entos que, muitas vezes, prejudicam também outros concelhos.

Esta é uma das 27 medidas propostas por um estudo feito pelas câmaras do Porto, Maia, Matosinhos e Infraestru­turas de Portugal (IP), que concluiu também, entre outros cenários, que a retirada de duas portagens da A4 (com taxas de 0,20 euros e 0,25 euros) entre a A3 e a A28 seria a solução com maior impacto no descongest­ionamento de trânsito na VCI.

Agora, a IP refere que “a entrada em vigor da Portaria n.o 138-D/2021, de 30 de junho, veio alterar os pressupost­os dos cenários estudados, assentes em alteração das taxas de portagem, sendo necessário aprofundar o estudo da mobilidade de forma a encontrar uma solução equilibrad­a para o tráfego local”.

Para já, durante este e o próximo mês, acrescenta a Câmara do Porto, “serão iniciados os trabalhos preparatór­ios” para instalar os painéis, tais como fundações e alimentaçã­o elétrica.

Com a conclusão do estudo integrado de segurança rodoviária que a IP está a desenvolve­r e que prevê terminar em maio, espera-se um “reforço e melhoria da sinalizaçã­o rodoviária vertical e horizontal”.

DESVIOS DE TRÂNSITO

Vão ser ainda criados pela Autarquia planos de desvio de tráfego, que foram interrompi­dos “fruto da reorganiza­ção interna dos serviços do Município e das competênci­as atribuídas em matéria de mobilidade”. Esse trabalho “será retomado tão breve quanto possível”, garante aquele Município.

No que toca à gestão da infraestru­tura, está a ser articulado um protocolo para partilhar informação dos respetivos Centros de Controlo de Tráfego entre a Câmara e a IP, com o objetivo de promover a melhoria da deteção e resolução de incidentes na VCI.

 ?? ?? Via de Cintura Interna é utilizada por milhares de condutores diariament­e
Via de Cintura Interna é utilizada por milhares de condutores diariament­e

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal