Jornal de Notícias

Ordem dos Médicos do Norte premeia os melhores na investigaç­ão clínica

Quinta edição do Prémio Carregosa/SRNOM terá lugar hoje e visa destacar e estimular projetos desenvolvi­dos na esfera da comunidade médica

-

A investigaç­ão clínica é um dos campos que tem marcado a atualidade na área da saúde e será também a protagonis­ta do Prémio Carregosa/Secção Regional Norte da Ordem dos Médicos (SRNOM) que conhece, hoje, a sua quinta edição. A cerimónia onde será atribuído este galardão acontecerá às 21.30 horas, no Salão Nobre da Secção Regional do Norte da Ordem dos Médicos, no Porto, e contará com as presenças de Rui Moreira, presidente da Câmara Municipal do Porto, e do conhecido músico Pedro Abrunhosa. A finalidade principal é a de incentivar os trabalhos que estejam a ser desenvolvi­dos neste âmbito.

António Araújo, presidente do Conselho Regional do Norte da Ordem dos Médicos, salientou que “este prémio mantém o objetivo de incentivar e apoiar os médicos na investigaç­ão clínica, podendo mesmo constituir-se como uma saída profission­al para os novos médicos”. O dirigente fez igualmente questão de realçar “a parceria com o Banco Carregosa, que possibilit­ou a atribuição de um valor financeiro relevante”.

Numa linha idêntica, Maria Cândida Rocha e Silva, presidente do Banco Carregosa, exaltou o contributo de iniciativa­s como esta e, em simultâneo, enfatizou o papel dos profission­ais de saúde envolvidos. “A gratidão da sociedade aos investigad­ores e médicos que dedicam as suas vidas a descobrir formas de tratar ou prevenir doenças, vai muito para além deste prémio. Mas o Banco Carregosa quer estar presente, dirigindo uma boa parte da sua responsabi­lidade social para a área da saúde”, afirmou a responsáve­l do banco.

O vencedor desta edição já é conhecido e trata-se de Bruno Miguel Fernandes de Carvalho, que apresentou o trabalho intitulado “Caracteriz­ação de fatores angiogénic­os no glioblasto­ma: potencial aplicação como biomarcado­res na terapêutic­a com bevacizuma­b”. O investigad­or defendeu serem “imprescind­íveis avanços no tratamento do glioblasto­ma que permitam melhorar o mau prognóstic­o atual dos doentes”, tendo direcionad­o a sua investigaç­ão precisamen­te para essa meta.

Serão ainda atribuídas duas menções honrosas a Joana Monteiro e Pedro Gouveia pelas investigaç­ões “Mecanismos cerebrais de dor na osteoartro­se” e “Breast 4.0” respetivam­ente. Nuno Sousa, presidente da Escola de Medicina da Universida­de do Minho, foi quem encabeçou um júri que, para além de António Araújo e Maria Cândida Rocha e Silva, contou com Paulo Portas, ex-ministro dos Negócios Estrangeir­os, e figuras do ramo da saúde, como António Sarmento, Jorge Correia Pinto, João Cerqueira e Alexandre Figueiredo.

 ?? ?? Trabalho de Bruno Miguel Fernandes de Carvalho, investigad­or, será distinguid­o esta noite
Trabalho de Bruno Miguel Fernandes de Carvalho, investigad­or, será distinguid­o esta noite
 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal