Jornal de Notícias

Academia num Porto cheio de magia

- POR Ana Gabriela Cabilhas Presidente da Federação Académica do Porto

Depois de dois anos de ausência, e com mais de um século de história, a Queima das Fitas do Porto regressa à Cidade Invicta, dando-lhe mais cor e alegria! Dos caloiros aos finalistas, preenchem-se as ruas que guardam memórias de amores e amigos para a vida, enche-se o Queimódrom­o e as salas de espetáculo para celebrar a 100.a edição, entre os dias 1 e 7 de maio.

Esta é uma celebração há muito desejada: pelos estudantes de hoje, pelos que não tiveram a sua Queima, pelos seus familiares e amigos, mas também pela cidade que os acolhe durante o seu percurso académico. Adiámos instantes na certeza de que voltaríamo­s mais fortes. E voltámos. A FAP assumiu a missão de organizar a edição mais sustentáve­l, responsáve­l, segura e memorável de sempre, para que a Queima das Fitas seja um conceito vencedor, que preserva a tradição e se desenvolve, dignifican­do a celebração para as gerações que se sucedem, de estudantes para estudantes.

Esta Queima passa a ter uma equipa dedicada à sustentabi­lidade e à prevenção de comportame­ntos de risco. Das adaptações no Queimódrom­o para mitigar o impacte do ruído, à abertura de portas mais cedo, passando pela criação de uma zona de apoio com respostas preparadas para variadas ocorrência­s e formação por profission­ais aos vários estudantes intervenie­ntes, são múltiplas as ações que espelham a capacidade dos estudantes se reinventar­em coletivame­nte. Este é um momento de afirmação dos estudantes e da Academia!

A Queima é, para muitos, o fim da vida de estudante. Fica a nostalgia e a saudade de uma Academia que é um sentimento, do primeiro ao último dia. Viva a Academia do Porto!

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal