Jornal de Notícias

Infanta Sofía Chega aos 15 anos sem papel definido na monarquia espanhola

Segunda filha do rei Felipe VI e de Letizia celebra hoje mais um aniversári­o, longe da irmã, a princesa Leonor, que é herdeira ao trono e estuda no País de Gales

- Sara Oliveira cultura@jn.pt

Não é uma questão de preferênci­a, mas sim o legado que faz com que a infanta Sofía siga, de certa forma, à sombra da irmã, a princesa Leonor, que por ser mais velha herdou a responsabi­lidade direta de suceder ao pai no trono espanhol. A filha mais nova do rei Felipe VI e Letizia celebra hoje o 15.o aniversári­o, pela primeira vez sem a mana herdeira por perto e também sem o seu papel definido na casa real.

Como é habitual, Felipe e Letizia não divulgam factos da vida pessoal, mas as suas agendas não contemplam qualquer compromiss­o esta sexta-feira, deixando-os livres para o aniversári­o de Sofía. Sempre sem esbanjar, até porque a monarquia espanhola é a mais austera da Europa e o rei é mesmo o menos rico, tendo declarado um património de 2,6 milhões de euros, incluindo contas correntes ou poupança e títulos, obras de arte, antiguidad­es e joias valiosas.

Ao contrário de Leonor que, em outubro de 2020, quando fez 15 anos, teve de se contentar com os “parabéns a você” reservados à intimidade da

Zarzuela por causa da pandemia, prevê-se agora maiores festejos para a infanta. Desconheci­dos os detalhes, certo é que a princesa herdeira será a grande ausente, por estar a estudar no País de Gales, restando-lhe juntar-se através de videochama­da.

O futuro de Sofía continua uma incógnita, por ser a segunda filha dos reis e ser remota a hipótese de se coroar rainha, mesmo ocupando o segundo lugar na linha de sucessão. Até ao momento, não se sabe se continuará a estudar em Madrid ou se seguirá o exemplo de Leonor, mais velha um ano e meio. No ano passado, a princesa das Astúrias mudou-se para o Reino Unido, para prosseguir os estudos secundário­s no UWC Atlantic College. Antes, frequentou o colégio de Nuestra Señora de los Rosales, a escola privada na capital espanhola onde a irmã mais nova permanece. Felipe também foi aluno da instituiçã­o até aos 17 anos, passando depois pelo Lakefield College, em Toronto, antes de ingressar na universida­de.

A última vez que Sofía foi vista em público foi nas vésperas da Páscoa, quando visitou um centro de refugiados ucranianos com os pais e a irmã. Foi a primeira desde que há seis meses participou num evento com os reis. De resto, ficou com a agenda vazia desde que Leonor se mudou para o País de Gales, contrarian­do as expectativ­as de substituir a herdeira em algumas ocasiões. Especialis­tas da realeza lembram contudo que foi exatamente aos 15 anos que Leonor se estreou sozinha num ato oficial.

 ?? ?? Agenda protocolar da princesa Sofía
está vazia
Agenda protocolar da princesa Sofía está vazia

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal