Jornal de Notícias

Três superespec­iais como prato forte

Emoção garantida em Coimbra, Lousada e Porto. Estreia dos novos motores híbridos do WRC em troços de terra

- Eduardo Pedrosa Costa eduardo.p.costa@jn.pt

A apresentaç­ão da edição de 2022 confirmou as novidades que já eram esperadas para o evento que vai animar o Centro e Norte do país entre 19 e 22 de maio. Pela primeira vez uma prova do Mundial de Ralis (WRC) terá três superespec­iais, que vão ter lugar em Coimbra, Lousada e Porto. Portugal acolherá também a estreia dos novos motores híbridos, com potência de cerca de 500 cavalos, em troços de terra, um verdadeiro teste à nova tecnologia introduzid­a este ano.

Ao todo, serão 1535 quilómetro­s de percurso, sendo que 343 deles são cronometra­dos, em 22 classifica­tivas. O Rali de Portugal vai contar com dois dos melhores pilotos de sempre, estando garantida a participaç­ão de Sébastien Loeb e Sébastien Ogier. Fafe vai acolher, novamente, a “Power Stage”, que atribuirá pontos extra aos cinco primeiros classifica­dos. O impacto económico da competição deverá ser de cerca de 140 milhões de euros, com 50% desse valor a ser provenient­e de hotelaria e restauraçã­o, segundo revelou Carlos Barbosa, presidente do Automóvel Clube de Portugal.

O evento distinguir-se-á ainda pelas medidas sustentáve­is aplicadas. As diversas localidade­s terão sacos apropriado­s para separação de resíduos, bem como zonas de reciclagem. Um dos veículos de emergência ao serviço no Rali de Portugal também será híbrido, tal como os carros de competição, e servirá para intervir em caso de acidente com derrame de combustíve­l. No terreno estará também uma equipa ambiental para contactar o público de forma a sensibiliz­ar para as boas maneiras ambientais, como informou Maribel Cascão, coordenado­ra ambiental da prova.

Em 2022 celebram-se os 50 anos do Campeonato do Mundo de Rali e Portugal é o local escolhido para as comemoraçõ­es. A Exponor, em Matosinhos, irá expor durante quatro dias, de forma gratuita, vários clássicos, sendo que alguns deles estarão em demonstraç­ão em algumas etapas. Pilotos históricos como Walter Rohrl e Carlos Sainz vão marcar presença no Rali de Portugal.

 ?? ?? Após duas vitórias em três ralis, o finlandês Kalle Rovanpera lidera o Mundial
Após duas vitórias em três ralis, o finlandês Kalle Rovanpera lidera o Mundial

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal