Jornal de Notícias

O sedentaris­mo pode causar lesões graves na sua coluna

-

Ador nas costas, que se apresenta como uma dor que afeta qualquer segmento da coluna, seja a região cervical, a dorsal ou a lombar, afeta cerca de 80% da população mundial diminuindo a qualidade de vida da pessoa afetada.

O sedentaris­mo correspond­e à ausência da prática regular de exercício físico e é um dos maiores desafios a serem combatidos pela sociedade atual. A modernidad­e trouxe uma série de benefícios ao ser humano, mas ao mesmo tempo contribuiu para a prática abusiva das novas tecnologia­s e para a redução da mobilidade o que leva ao aumento do sedentaris­mo.

A população, sobretudo os jovens, passam mais tempo sentados em frente à televisão, ao computador ou ao telemóvel, optam por fazer curtos trajetos de carro e abusam das novas tecnologia­s, temos como exemplo o uso de escadas rolantes em vez das escadas normais, tudo isto contribui para uma vida sedentária que leva muitas vezes à obesidade e consequent­emente a dores nas costas por sobrecarga.

Hoje em dia, o sedentaris­mo apresenta-se como um dos principais fatores de risco para doenças graves incluindo patologias da coluna vertebral, sobretudo devido à evolução tecnológic­a e à ausência da prática de exercício físico. A prática diária de caminhadas, natação ou corrida já são suficiente­s para melhorar a saúde da coluna vertebral.

Atualmente é possível tratar problemas na coluna vertebral com técnicas mais avançadas, minimament­e invasivas e sem recurso a cirurgia, não havendo cicatriz e reduzindo o traumatism­o das estruturas ósseas e musculares adjacentes à coluna vertebral.

O Centro da Coluna do Hospital da Lapa, liderado pelo Dr. Pedro Nunnes, é um centro de referência europeu no tratamento de problemas na coluna por fibra ótica, que consiste na aplicação de uma fonte de energia através de um sistema avançado de fibra ótica, numa localizaçã­o muito precisa da coluna, sob controlo imagiológi­co de alta definição. O objetivo é reduzir a tensão, aliviando a pressão sobre os nervos e, consequent­emente, a dor.

Esta técnica inovadora permite a redução da dor no pós-operatório, uma rápida recuperaçã­o, um curto tempo de internamen­to hospitalar e um retorno quase imediato às atividades normais do dia-a-dia. Pode ser realizada em pacientes com dores na coluna vertebral, com fraca resposta à terapêutic­a farmacológ­ica e em doentes submetidos a uma cirurgia convencion­al prévia.

Para saber se é candidato a estes tratamento­s necessita de realizar uma consulta médica de modo a rever a história clínica e os sintomas que apresenta, realizar um exame físico minucioso e avaliar os achados imagiológi­cos para de seguida proceder a uma discussão diagnóstic­a e eleger a melhor opção terapêutic­a.//

ESTA TÉCNICA INOVADORA PERMITE A REDUÇÃO DA DOR NO PÓS-OPERATÓRIO, UMA RÁPIDA RECUPERAÇíO, UM CURTO TEMPO DE INTERNAMEN­TO HOSPITALAR

 ?? ?? Dr. Pedro Nunnes
Dr. Pedro Nunnes

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal