Jornal de Notícias

Portuguesa­s só vivem 58 anos com saúde

Portugal é o 5.o país europeu com pior registo entre mulheres

-

EUROSTAT Os resultados falam por si. As portuguesa­s estão entre as mulheres europeias que vivem mais anos sem saúde. O estudo do Eurostat, publicado ontem, revela que Portugal é o quinto país da Europa com pior registo na qualidade de vida feminina à medida que vai envelhecen­do e a segunda nação com maior diferença entre géneros. A avaliação é referente a 2020, o primeiro ano da pandemia.

Portugal ocupa o 25.o lugar numa lista com 29 países europeus, sendo o 5.o pior. Só as mulheres da Letónia, Finlândia, Eslováquia e Dinamarca vivem menos tempo do que as portuguesa­s sem saúde. As mulheres lusas apenas podem esperar viver sem doença grave até aos 58,7 anos. Quanto aos homens, Portugal está em melhor posição (19. ) no

o continente europeu – vivem sem doenças debilitant­es até aos 60,8 anos. Ainda assim, está abaixo da média da União Europeia, que é de 63,5 anos saudáveis para o sexo masculino e de 64,5 anos para o sexo feminino.

DIFERENÇA ENTRE SEXOS

Com estes dados, é possível concluir que, embora as mulheres portuguesa­s tenham uma esperança média de vida superior à dos homens, o tempo estimado de vida com qualidade é inferior em 2,1 anos. Esta diferença é a segunda mais elevada a nível europeu, apenas sendo superada pelos Países Baixos com um valor diferencia­l de 2,8 anos.

Em relação a 2019, Portugal melhorou no ranking europeu no que às mulheres diz respeito, embora permaneça entre os piores. Este estudo analisa dados de três fases da vida da população inquirida à nascença, aos 50 e aos 65 anos, focando-se nos residentes em casas privadas e excluindo residentes em lares.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal