Jornal de Notícias

Braga resolve férias de crianças com necessidad­es especiais

Solução passa por um acordo entre o Município e uma associação com as valências necessária­s

- Luís Moreira locais@jn.pt

ATIVIDADES A Câmara de Braga vai tentar solucionar o problema de 30 pais que têm filhos com necessidad­es especiais e que, nas pausas letivas e nas férias, não têm onde as colocar por não haver atividades apropriada­s.

O presidente da Câmara, Ricardo Rio, garantiu compreende­r a trágica situação que vivem os encarregad­os de educação, tendo explicado que a solução tem de passar por um acordo entre o Município e uma associação com as valências necessária­s.

“Soubemos que a Associação Sinergia se disponibil­izou para o efeito, pelo que vamos marcar uma reunião para arranjar uma solução”, disse.

O encontro ocorreu no final da reunião do executivo de ontem, já que o grupo de pais não pôde entrar na sala, por nenhum deles se ter inscrito para o efeito. O regulament­o em vigor, ontem revogado, foi criado durante a pandemia, determinan­do que o público pode assistir e intervir desde que se inscreva até cinco dias antes.

A proibição de participaç­ão levou a deputada municipal da CDU a entrar na sala e a protestar contra a medida. No final, disse Ricardo Rio ao JN, terá pedido desculpa.

O assunto foi levado à reunião pela vereadora da CDU, Bárbara Barros, por meio de uma recomendaç­ão – aprovada por unanimidad­e – para que o Município “crie uma resposta supletiva que garanta o acesso das crianças e jovens do concelho a um programa inclusivo de ocupação das férias grandes e pausas letivas”.

PROGRAMAS INCLUSIVOS

Tal deve ser feito – defende – “com reforço de recursos humanos capazes de acompanhar as crianças e jovens com deficiênci­a ou necessidad­es específica­s de apoio à inclusão”. Pede, ainda, ao Município que “desenhe programas inclusivos com atividades diversific­adas, transporte e refeições para as crianças e jovens participan­tes, independen­temente das suas caracterís­ticas individuai­s, da sua responsabi­lidade ou em parceria com agrupament­os de escola e/ou outras entidades”.

Quer também que a Câmara Municipal de Braga apoie “total ou parcialmen­te, de acordo com os rendimento­s das famílias, os custos destas atividades”.

 ?? ?? Regulament­o impediu pais de entrar na reunião
Regulament­o impediu pais de entrar na reunião

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal