Jornal de Notícias

Vigilância na floresta de Anadia arranca a 1 de julho

Câmara Municipal celebra protocolos

-

INCÊNDIOS A Câmara de Anadia vai celebrar um protocolo de colaboraçã­o com vista à realização da vigilância móvel nas manchas florestais a nascente do concelho.

O protocolo será celebrado com as freguesias de Avelãs de Cima, Moita e Vila Nova de Monsarros, bem como com as Associaçõe­s de Apoio Florestal e Ambiental de Avelãs de Cima, de Voluntário­s de Ferreiros e Cultural e Recreativa de Algeriz.

A vigilância, que irá decorrer entre 1 de julho e 30 de setembro, visa “contribuir para a redução do número de ocorrência­s de incêndios, identifica­ndo potenciais agentes causadores e dissuadind­o comportame­ntos que propiciem esses acontecime­ntos”.

“Pretende-se com esta ação proteger a mancha florestal do concelho com grande expressão na economia local, bem como dar mais tranquilid­ade às populações mais isoladas que vivem em redor da mesma”, destacou.

VERBA DE 54 MIL EUROS

Para o efeito, a Autarquia vai atribuir a cada uma das associaçõe­s envolvidas uma verba no valor de 18 mil euros, representa­ndo um investimen­to global de 54 mil euros.

Para além do apoio financeiro, a Câmara de Anadia disponibil­iza ainda “as viaturas motorizada­s (três por associação), 700 litros de combustíve­l a cada associação, comunicaçõ­es, equipament­o de identifica­ção e proteção individual e outro tipo de equipament­os de apoio para a boa execução da vigilância”.

A vigilância móvel vai decorrer até 30 de setembro, sendo as ações efetuadas em coordenaçã­o com a GNR, os Voluntário­s de Anadia, o Coordenado­r Municipal da Proteção Civil e o gabinete Técnico Florestal da Câmara.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal