Jornal de Notícias

Dança-se nas ruas de Nova Iorque

Louie Vega celebra o caldo cultural poliglota da Grande Maçã

- Jorge Manuel Lopes Jornalista

Nas semanas e meses mais duros do confinamen­to florescia um oásis na Worldwide FM, rádio online dirigida por Gilles Peterson. De segunda a sexta, em direto da hora de almoço nova-iorquina para o final de tarde europeu, durante duas horas, aconteciam as “Lockdown Sessions”, as melhores festas de esplanada à beira-mar virtual, conduzidas pelo DJ e produtor americano Louie Vega, doses concentrad­as de esperança, sensualida­de e um sentido insuperáve­l de domínio do(s) ritmo(s).

As sessões confinadas deram entretanto lugar na antena a “Open Air Sessions” semanais cujo menu não difere muito do que se ouvia em 2020 – talvez um pouco menos de comida de conforto dos clássicos da música de dança e um pouco mais de produções contemporâ­neas. A raiz do método e filosofia de Vega (também lendário pela longa parceria com Kenny “Dope” Gonzalez nos Masters at Work, maestros de um álbum de fusões essencial dos anos 1990, “Nuyorican soul”) torna-se agora mais clara com a edição de “Expansions in the NYC”, LP quádruplo e extensão das festas

Expansions NYC. Tanto o disco como os eventos, que tendem a progredir de um DJ set para uma jam session, são uma celebração do caldo cultural poliglota da Grande Maçã.

Ao longo de 22 temas e duas horas e meia sem sombra de matéria descartáve­l, “Expansions in the NYC” é um comprovati­vo do génio de Luis Ferdinand Vega Jr. na composição, na orquestraç­ão, na criação de viagens pelos valores mais positivos da música para pistas de dança. Os convidados, de variadas proveniênc­ias, fundem-se neste glorioso mural urbano: gente da pop como Robyn; produtores e DJ brilhantes como Moodyman, Honey Dijon e Kerri Chandler; cantores com a soul e o groove na garganta como Cindy Mizelle, Lisa Fischer e Bernard Fowler (os dois últimos, curiosamen­te, do universo The Rolling Stones). A troca de estímulos entre o house, o funk e o disco é constante. Por vezes mais cósmico, ou mais alicerçado no gospel, ou mais musculado, ou mais jazz fusão, ou mais salpicado por uma dinâmica latina. Uma obra-prima.

Expansions in the NYC LOUIE VEGA NERVOUS RECORDS

 ?? ?? Uma viagem pelos valores mais positivos das pistas
Uma viagem pelos valores mais positivos das pistas

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal