Jornal de Notícias

Dinheiro da venda de Darwin tira as contas do vermelho

Transferên­cia para o Liverpool pode chegar aos 100 M€ e permite à SAD fechar o relatório anual em terreno positivo

- Luís Antunes luis.antunes@jn.pt

BENFICA A transferên­cia de Darwin Núñez para o Liverpool por 75 milhões de euros (ver caixa) ajuda os encarnados no plano financeiro e terá, para já, o efeito quase imediato de fazer recuperar as contas da SAD para o terreno positivo, no apuramento do atual exercício que encerra no final do mês. O encaixe também permite algum conforto na reestrutur­ação do plantel, mas o Benfica mantém-se fiel a uma política de rigor financeiro, ou seja, não irá entrar em loucuras mesmo que o saldo da tesouraria esteja reforçado.

A SAD apresentou 31,7 milhões de euros de resultado negativo no final do segundo semestre do exercício de 2021/22, devido essencialm­ente à redução das receitas, sobretudo porque o valor das transferên­cias dos jogadores diminuiu 69,4 milhões de euros face ao período homólogo. Um ponto agora substancia­lmente melhorado e que levará as contas a saírem do vermelho.

A entrada dos 75 milhões de euros , que podem atingir os 100 milhões, também irá permitir outro fôlego face aos compromiss­os gerais da SAD. Entre eles, por exemplo, a necessidad­e de liquidar pequenas parcelas das transações de Pedrinho (Corinthian­s) e Yaremchuk (Gent).

No negócio com o Liverpool, as águias ainda terão de subtrair o valor das comissões aos agentes e a mais-valia de cerca de 20% da transação garantida pelo Almería.

E, muito provavelme­nte, ainda cumprir com parte do pagamento da própria compra do internacio­nal uruguaio aos espanhóis, em 2020, porque este tipo de aquisições são saldadas, normalment­e, de forma faseada.

OFERTA DE HORTA MANTÉM-SE

Apesar da entrada de várias dezenas de milhões nos cofres, a SAD rejeita aumentar as propostas por qualquer processo de aquisição em aberto. Ontem, surgiram notícias de que o clube teria subido a parada no processo de aquisição de Ricardo Horta de 10 para 12 milhões de euros. E ainda incluído os passes de Gil Dias e Diogo Gonçalves. Um cenário negado, ao JN, por fonte próxima do processo, que garantiu ainda que o Benfica não mexeu na oferta de dez milhões de euros. A negociação vai, contudo, continuar e o clube encontra-se determinad­o a persuadir António Salvador, presidente do Braga.

 ?? ?? Darwin Núñez esteve duas épocas no Benfica e marcou 48 golos. Agora é reforço do Liverpool
Darwin Núñez esteve duas épocas no Benfica e marcou 48 golos. Agora é reforço do Liverpool

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal