Jornal de Notícias

Dois milhões de euros para proteger a costa do avanço do mar

Árvore, em Vila do Conde, e Aguçadoura, na Póvoa de Varzim, abrangidas pelo investimen­to da APA

- Ana Trocado Marques locais@jn.pt

AMBIENTE A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) lançou ontem três obras de proteção do litoral em Árvore (Vila do Conde), Aguçadoura (Póvoa de Varzim) e Ofir (Esposende), num total de dois milhões. “Planear, proteger e, quando necessário, recuar” são as palavras de ordem na luta contra a erosão costeira, segundo disse o vice-presidente da APA, Pimenta Machado.

“A nossa vontade era que tivesse arrancado mais cedo. A obra é cofinancia­da [POSEUR]. Estamos obrigados a fazer um conjunto de procedimen­tos e projetos, assim como lançar concursos. Ainda há os incidentes do concurso. Tudo isso demora tempo”, referiu o responsáve­l, na visita à praia de Árvore, onde há dois anos se aguarda pela recuperaçã­o do muro que caiu e arrastou parte da marginal.

MURO CAIU QUATRO VEZES

A novela do muro da praia de Árvore começou em 2018. Em dois anos, os remendos de pouco resultaram. Caiu quatro vezes. Agora chegam as obras de fundo, no valor de 1,8 milhões de euros, com

PLANO Acesso à praia

Em Aguçadoura, na Póvoa de Varzim, o mar descalçou o muro e deixou suspensas as escadas de acesso à praia. A APA vai investir ali 75 mil euros. O presidente da Câmara, Aires Pereira, recordou, entretanto, que, na Estela, a duna, continua à espera de obras.

Esposende

Para reparar um tubo que rompeu por ação do mar e recarregar a praia de Ofir, em Esposende, a APA investe 133 mil euros.

um prazo previsto de 330 dias. “É uma técnica que nos vai dar maior resistênci­a estrutural à ação do mar. É um muro que vai ser fundado na ‘rocha mãe’ e vai ter uma proteção de enrocament­o – 160 metros - na parte virada ao mar”, adiantou Pimenta Machado, lembrando que, no inverno, aquela é uma zona fortemente fustigada pelo mar.

O presidente da Câmara de Vila do Conde, Vítor Costa, saudou a chegada da “tão ansiada obra” e lembrou que a orla costeira de Vila do Conde, que vive muito do mar, não só pelas praias e pelo turismo, mas por ter “a maior comunidade piscatória do país”, precisa de “um olhar sério” e não apenas de “intervençõ­es pontuais”.

 ?? ?? Pimenta Machado e Vítor Costa, no protocolo
Pimenta Machado e Vítor Costa, no protocolo

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal