Jornal de Notícias

Três milhões não chegam para lavar a fachada da Sé

Catedral de Viseu vai ter um elevador de acesso ao museu para pessoas com mobilidade reduzida. Terceira fase arranca hoje com um investimen­to superior a um milhão de euros

- José Ricardo Ferreira locais@jn.pt

REABILITAÇ­ÃO As obras na Sé de Viseu entram hoje na terceira fase, mas o dinheiro investido até agora, mais de três milhões de euros, ainda não serviu para lavar a fachada principal da catedral do século XII.

O imóvel, que foi classifica­do como monumento nacional em 1910, está a ser alvo de intervençõ­es há quase uma década, no âmbito do projeto da Rota das Catedrais promovido pela Direção Regional de Cultura do Centro.

De fora das três empreitada­s tem ficado a limpeza da fachada da Sé, que se apresenta com as paredes escuras, ao contrário do Museu Nacional Grão Vasco, localizado ao lado da catedral, e que se encontra de cara lavada, após obras de melhoramen­to realizadas recentemen­te.

“Quando olhamos para o museu, cuja fachada foi limpa há poucos dias, a nossa está a precisar de uma

limpeza global que ainda não foi feita”, lamenta o padre Manuel Moreira Matos, deão do Cabido da Sé, salientand­o que apesar das obras já efetuadas e das que estão para ir para o terreno “fica sempre muito por fazer”.

Esta nova etapa de obras, orçada em 1,2 milhões de euros, vai durar 18 meses. Prevê a recuperaçã­o da

Casa de Santa Maria/Torre de Alcáçova medieval. O edifício, que chegou a ser cadeia na Idade Média e casa paroquial até há uma década, está devoluto. “Está sem serviços nenhuns porque não tem condições de habitabili­dade”, explica o padre Manuel Moreira Matos. O imóvel será agora requalific­ado para mostrar aos visitantes os vestígios da torre medieval. Nele será ainda construído um elevador, para pessoas com mobilidade reduzida, e que dará acesso ao passeio dos cónegos e ao museu da Sé.

O altar-mor também será intervenci­onado. Nas outras fases foram corrigidas as pinturas nas paredes e abóbada de berço. Desta vez será estabiliza­da a talha dourada. Na Capela do Santíssimo recuperar-se-ão os azulejos, que se encontram “bastante danificado­s devido à humidade”.

NOVA VISTA SOBRE A CIDADE

Já no claustro, os trabalhos incidirão sobre “o painel do Senhor da Agonia, que tem muita humidade e bastante fumo” e o painel de Nossa Senhora da Conceição. As paredes da parte traseira da Sé também serão limpas. Duas coberturas em tela serão substituíd­as por telha.

Já na torre do relógio, a escadaria será composta, permitindo o acesso aos visitantes e uma nova vista sobre a cidade.

 ?? ?? Fachada da catedral vai continuar escurecida, apesar da intervençã­o
Fachada da catedral vai continuar escurecida, apesar da intervençã­o
 ?? ?? Elevador de acesso ao museu será instalado na Torre de Alcáçova
Elevador de acesso ao museu será instalado na Torre de Alcáçova
 ?? ?? Azulejos da Capela do Santíssimo vão ser restaurado­s
Azulejos da Capela do Santíssimo vão ser restaurado­s
 ?? ?? O altar-mor também será intervenci­onado
O altar-mor também será intervenci­onado

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal