Jornal de Notícias

Munícipes de Viana vão pagar mais pela recolha de resíduos

Câmara justifica subida com o aumento de mais de 300% do valor cobrado pela Resulima

- Ana Peixoto Fernandes locais@jn.pt

TARIFÁRIO A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou ontem aumentos na tarifa de resíduos sólidos urbanos (RSU), justificad­o pelo acréscimo de “mais de 300 %” do valor pago pelo Município pela recolha nos últimos dois anos.

Segundo o presidente da Câmara, Luís Nobre, o custo por tonelada para os municípios servidos pela empresa Resulima passou “de 1,82 euros em 2020 para 26,49 euros este ano”. Uma tarifa que irá agora refletir também na fatura dos consumidor­es com um valor fixo de 3,95 euros para utilizador­es domésticos (exceto beneficiár­ios do tarifário social), de 6,10 para comércio com produção de resíduos inferior a 200m2 e de 15 euros para os que produzem mais de 200m2. Para estaleiros e obras, a tarifa fixa passa para 20 euros e para a administra­ção central para 25 euros. A todos os valores acrescem tarifas variáveis conforme os escalões de consumo.

Para o consumidor doméstico o aumento agora aprovado oscila “entre um euro e 1,80”.

As novas tarifas foram aprovadas pela Câmara de maioria PS, com o voto contra da CDU e abstenção do PSD.

“Fomos confrontad­os com dois aumentos em dois anos seguidos, da ordem dos 333% em 2021 e de 236% em 2022, e não conseguimo­s incorporar esta subida do custo por tonelada depositada na Resulima”, referiu Luís Nobre, justifican­do que, face a esta realidade, o Município “tem de praticar tarifários que sejam compagináv­eis com os custos operaciona­is”.

FATURA

Ponte de Lima obrigada a estrear tarifa

De acordo com o presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, esta atualizaçã­o de tarifas fixada com luz verde da Entidade Reguladora (ERSAR), abrangerá todos os municípios servidos pela empresa Resulima: Barcelos, Esposende, Arcos de Valdevez, Ponte da Barca, Ponte de Lima e Viana do Castelo. Em concelhos como Ponte de Lima, o Município irá integrar a tarifa de RSU pela primeira vez na fatura (até agora não cobrava).

 ?? ?? Recolha vai pesar mais na fatura do lixo
Recolha vai pesar mais na fatura do lixo

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal