Jornal de Notícias

Everton de saída por 16 milhões de euros

Águias e Flamengo têm princípio de acordo. SAD encaixa no imediato 13,5 a 14 milhões. Neres negociado a seguir

- Luís Antunes

BENFICA Everton vai continuar a carreira no Flamengo, no Brasil. O clube da Luz e o emblema do Rio de Janeiro já têm um princípio de acordo sobre o valor final da transação – 16 milhões de euros – e as negociaçõe­s entre as partes fixam-se, agora, no montante inicial: entre os 13,5 e os 14 milhões de euros que impõem uma vertente variável de 2,5 ou dois milhões de euros.

A operação deve ser fechada nos próximos dias e a SAD alivia a folha salarial em cerca de cinco milhões de euros brutos anuais, numa ligação que contemplav­a ainda mais três temporadas. O jogador, por sua vez, tinha algumas ofertas de Espanha e Itália, mas, apesar de cumprirem a sua pretensão salarial, sabe o JN, estavam longe de chegar aos números impostos pelas águias. Por outro lado, no plano desportivo, o Flamengo joga para vencer provas, facto que não sucedia com os interessad­os em Espanha e em Itália, segundo apurou o JN. Esta questão e o facto de o jogador sentir que, ao regressar ao Brasil, estará mais próximo de voltar a jogar pela seleção também contribuír­am para que colocasse de lado a hipótese de continuar na Europa.

No plano global, as águias recuperam uma parte significat­iva do investimen­to de 20 milhões de euros na compra do jogador ao Grémio, em 2020. No entanto, não conseguira­m valorizar um ativo importante e sobre o qual tinham muitas expectativ­as. Com o dossiê encaminhad­o, o Benfica retoma a aquisição de David Neres – extremo do Shakhtar Donetsk –, num processo que estava dependente da resolução do caso de Everton.

Ao que apurou o JN, o jogador brasileiro já sabe que as águias vão agora acelerar o dossiê e propor-lhe um contrato de cinco temporadas. Neres auferia um vencimento superior a três milhões líquidos por ano, valor já avaliado pelo clube da Luz. Desconhece-se, no entanto, se o futebolist­a aceitou baixar a importânci­a ou se ela é atingível com o prolongame­nto do vínculo ou a inclusão de prémios.

No plano dos clubes, as águias tinham um acordo com o Shakhtar Donetsk devido ao crédito ainda existente da transferên­cia de Pedrinho. Na altura, o brasileiro saiu da Luz a troco de 18 milhões de euros.

 ?? ?? Everton auferia cinco milhões de euros no Benfica
Everton auferia cinco milhões de euros no Benfica

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal