Jornal de Notícias

Uma princesa alternativ­a a caminho do altar

Filha dos reis da Noruega está noiva de Durek Verrett, que conheceu via Gwyneth Paltrow. Hoje é apresentad­o à monarquia europeia

- Sara Oliveira pessoas@jn.pt

REALEZA Foi no passado dia 7 que a Casa Real da Noruega anunciou o noivado da princesa Martha Louise, filha mais velha dos reis Harald e Sonia, com Durek Verrett, pouco mais de três anos depois de a relação ser assumida. Descrita como “alternativ­a”, à semelhança de outras representa­ntes da monarquia europeia, e vista mesmo como ave rara na realeza, a também empresária na área das terapias alternativ­as chegou ao guia espiritual americano através da atriz Gwyneth Paltrow.

A paixão não tardou, confirmand­o que finais em que as princesas só se casam com príncipes estão reservados à ficção. Martha Louise já o tinha mostrado quando foi casada durante 15 anos com Ari Behn, um escritor que trabalhava como motorista de empilhador­a quando se conheceram. Da união nasceram Maud, de 19 anos, Leah, de 17, e Emma, de 13, que parecem relacionar-me bem com o futuro padrasto, depois de sofrerem com a morte do pai, de quem a princesa já se tinha divorciado.

“Usaremos o nosso poder para ajudar as pessoas a criar um mundo baseado no amor e na aceitação. Mudaremos o mundo através do nosso amor”, partilhou Durek Verrett depois de pedir Martha em casamento.

AMOR VENCE RACISMO

Ao longo do romance, o casal lidou com o preconceit­o e ameaças racistas, que a princesa denunciou. Com o noivado, os dois receberam novas ameaças de morte e Durek não tem dúvidas que “é porque não querem um homem negro na família real, porque isso nunca aconteceu nas casas reais europeias”. Acrescento­u: “Em segundo lugar, a Martha é mulher. É diferente quando um homem escolhe uma mulher de cor, porque é um homem. Mas uma princesa escolher um holevisão mem negro nunca aconteceu, pelo que é difícil para as pessoas gerirem isso”. Como analogia, comparou a vida real com a série da Netflix que retrata a alta sociedade de Inglaterra no início do século XIX, na qual parte dos elementos, incluindo a própria rainha, são negros: “Não querem os Bridgerton. Querem vê-los na temas não querem os verdadeiro­s, que somos nós, pelo que se zangam muito e dizem coisas horríveis”.

O amor entre eles tem superado as contraried­ades e, esta sexta-feira, Martha Louise, que é quarta na linha à sucessão ao trono da Noruega, terá oportunida­de de apresentar o noivo a membros de outras casas reais na festa do 18.° aniversári­o da sobrinha Ingrid Alexandra, a filha mais velha do príncipe herdeiro, Haakon. O evento foi adiado em janeiro por causa da pandemia e reunirá, em Oslo, figuras como o rei Felipe de Espanha, padrinho da aniversari­ante; Federico e Mary da Dinamarca; Victoria e Daniel da Suécia, mais os seus filhos, Estelle e Oscar; Guilherme e Máxima da Holanda, acompanhad­os pela filha Amalia, a herdeira ao reino dos Países Baixos, entre muitos outros.

 ?? ??
 ?? ?? Princesa Martha Louise com as filhas e o noivo
Princesa Martha Louise com as filhas e o noivo

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal