Jornal de Notícias

Ambiente e Agricultur­a analisam seca para decidir mais medidas

-

Em cima da mesa, poderá estar o recurso a camiões-cisterna e mais restrições à rega

REUNIÃO Realiza-se, na próxima terça-feira, nova reunião interminis­terial da Comissão Permanente da Seca para fazer ponto de situação do ano hidrológic­o e decidir novas medidas de mitigação. Em cima da mesa, poderá estar o recurso a camiões-cisterna para abastecime­nto de zonas menos populosas e mais restrições à rega.

No encontro, os ministros do Ambiente e da Agricultur­a analisarão os dados de seca meteorológ­ica e hidrológic­a que os peritos apresentar­ão. A comissão, refira-se, é composta por 21 entidades, desde a Agência Portuguesa do Ambiente, passando pela Direção-Geral da Saúde e o Instituto Português do Mar e da Atmosfera.

Em fevereiro deste ano, recorde-se, aqueles ministério­s decidiram suspender a produção de eletricida­de nas barragens de Alto Lindoso/Touvedo, Alto Rabagão, Vilar/Tabuaço, Cabril e Castelo de Bode, a que se juntaria, em março, o Ermal. Medida ainda em vigor e que deverá manter-se face ao agudizar da situação, com a seca a alastrar a todo o território e várias barragens em mínimos.

Em maio, o mais quente desde que há registos, 97,1% do território estavam em seca severa e 1,4% em extrema. Nas albufeiras, a 14 de junho, 13 de 59 tinham disponibil­idades inferiores a 40% do volume total. Com o Alto Lindoso (bacia do rio Lima) e Vilar/Tabuaço (Douro) a 15%.

No Algarve, ao contrário dos últimos anos, o Barlavento apresenta, agora, a situação mais crítica em seca hidrológic­a extrema, com a albufeira de Bravura a 14% da sua capacidade. Sendo que, em fevereiro, o Governo havia já interdito a utilização de água para rega na albufeira de Bravura. Restrição que poderá ser replicada, na terça-feira, em linha com o que foi feito em secas anteriores. Em situações mais localizada­s, o abastecime­nto às populações por camiões-cisterna poderá ser a solução. Em março, Faro, Bragança e Viseu eram os distritos com mais abastecime­ntos por autotanque.

 ?? ?? Camiões levam água
Camiões levam água

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal