Jornal de Notícias

Lusíadas e Pessoa: alunos satisfeito­s com exame de Português

Arrancou a 1.ª fase dos exames do Secundário. Professore­s consideram a prova coerente, acessível e dentro dos conteúdos lecionados

- Ana Peixoto Fernandes sociedade@jn.pt

SECUNDÁRIO Bruna Proença, 24 anos, foi a primeira aluna a transpor os portões da escola secundária de Santa Maria Maior, em Viana do Castelo, após o toque de saída às 11.30 horas. Trazia o enunciado do exame de Português na mão e vinha serena. “Correu bem. Saíram os Lusíadas, que, por acaso, foi a parte que estudei mais. Estou muito satisfeita. Acho que posso chegar ao 18. Foi um exame muito acessível”, comentou.

A 1.ª fase dos exames do ensino secundário arrancou ontem, com a prova de Português, às 9.30 horas, e na escola de Santa Maria Maior, a maioria dos alunos começou a sair ao fim de duas horas. No ar sentia-se um misto de animação e alívio. “Correu bem. Saíram os Lusíadas, Fernando Pessoa e Frei Luís de Sousa. Estudei tudo. Não vinha para exame sem estudar. Acho que dá para a positiva. Para mim chega um 10 ou 12”, dizia Tiago Marques.

Ao seu lado, Vítor Lopes estava aliviado. “Foi acessível. Estava à espera que fosse mais difícil. ‘A Mensagem’ de Fernando Pessoa, não é propriamen­te fácil, mas nada que não se faça. Não acho que vá tirar 20, mas também não acho que vá tirar abaixo de 10”, comentando: “Foi um peso que saiu das costas. Agora, pronto, estamos de férias”.

À saída, alguns alunos rodearam a professora de Português, Elisa Oliveira, para “conferenci­ar” sobre o exame. “Dei agora uma vista de olhos à prova e é preciso estudar. Eles têm de ter conhecimen­to da matéria para a conseguir fazer. Tem algum grau de exigência. Acho que esta, por ser poesia e Lusíadas, é um bocadinho mais difícil que as anteriores”, considerou a docente, reticente quanto aos resultados dos seus alunos.

Carmo Oliveira, da Associação de Professore­s de Português, considerou a prova “coerente”, “acessível” e tendo abarcado os conteúdos lecionados nos três anos do Secundário.

 ?? ?? Alunos satisfeito­s na Secundária de Santa Maria Maior
Alunos satisfeito­s na Secundária de Santa Maria Maior

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal