Jornal de Notícias

O padre que faz “milagres” sociais na freguesia de Ribas

Albano Costa mudou aquela terra de Celorico de Basto. Em 50 anos criou um lar, creche com ATL e apoio domiciliár­io

- Carlos Rui Abreu locais@jn.pt

HOMENAGEM Estão a cumprir-se 50 anos desde que o padre Albano Costa chegou à freguesia de Ribas, concelho de Celorico de Basto. Quando em 1972 chegou a esta freguesia serrana deparou-se com muitas carências do ponto de vista social e não descansou enquanto não colocou mãos à obra.

Dez anos depois, em 1982, já estava de pé o Centro Social e Paroquial do Divino Salvador, que não mais parou de crescer e de dar resposta às necessidad­es da paróquia e de toda a região. Agora, meio século depois de ter chegado, o padre Albano está a ser alvo de várias homenagens em Ribas, como a de hoje, dia em que faz 50 anos que chegou à paróquia. “Deixo uma marca de serviço de amor e serviço aos paroquiano­s fazendo tudo para a sua felicidade e para a minha realização”, disse ontem ao JN.

Aos 76 anos, e ainda no ativo, olha para trás e revela o segredo do sucesso. “Fomos avançando em comunhão com a comunidade e as coisas foram-se desenvolve­ndo, concentrad­os no essencial. Fomos construind­o esta obra à medida das necessidad­es da paróquia e da região. Não havia lares nem creches”, recorda. Hoje, os edifícios desta obra social na pequena freguesia de Ribas albergam 70 idosos no lar residencia­l, 20 no centro de dia, 40 crianças na creche, 40 no ATL, além da assistênci­a a mais 30 idosos no apoio domiciliár­io. “Começámos com 12 funcionári­os e agora temos 80. Fomos crescendo de forma sustentada”, frisou.

TRAZEM LEGUMES, FRUTA...

Numa comunidade tão pequena como a de Ribas, a união e o espírito de solidaried­ade têm sido fundamenta­is para a longevidad­e desta obra social. “As pessoas da paróquia ajudam a sustentabi­lidade do lar com a oferta de vinho, legumes, batatas, frutas e outros produtos. Do que lhes sobra trazem para esta casa comum e isso ajuda-nos imenso. Servimos mais de 200 almoços por dia e não é fácil ir aguentando”, destacou, assumindo que a pandemia mexeu “um pouco” com as contas mas a situação “está controlada”.

Convicto de que a “gente de Ribas é especial”, o padre sente-se com energia para prosseguir a sua missão. “Não me imagino sem fazer o trabalho que me compete por esta gente franca e honesta a quem sirvo”.

 ?? ?? Albano vai ser hoje homenagead­o por Ribas pelos 50 anos à frente da paróquia
Albano vai ser hoje homenagead­o por Ribas pelos 50 anos à frente da paróquia

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal