Jornal de Notícias

Mergulho sem idade no mundo da magia

Amizade e mudanças climáticas em história de ritmo frenético

- Por F. Cleto e Pina Crítico

Na banda desenhada, como em qualquer outro tipo de literatura, uma forma de avaliar a qualidade de uma obra é a capacidade de seduzir leitores de qualquer segmento etário.

É esse o caso de “Olívia”, cuja edição em português a Booksmile acaba de completar, com o lançamento dos volumes #3 e #4 – “A grande bola de lã” e “O fim de tudo (e o resto)”.

Na base da narrativa está a mudança da pequena Olívia, com o irmão e a mãe, da cidade para uma bucólica zona campestre, devido a um projeto em que esta última está a trabalhar.

Contrariad­a e desajustad­a no sossego do novo ambiente, Olívia, que é curiosa e extroverti­da, acabará por descobrir que nem tudo no campo é tão sossegado quanto parece e que afinal há magia por todo o lado. Magia real, que controla as estações do ano e traz para a boca de cena um Génio Espertalhã­o que gosta de conceder desejos demasiado literais a quem os pede.

Fazendo aos poucos amizade com o seu cão, Careca, com quem consegue falar, com a Velhota dos Cães Lanzudos, os Cavaleiros Castanha e até os Monstros Simpáticos mas Malcheiros­os, Olívia acabará por desempenha­r um papel prepondera­nte no seu novo ambiente, conseguind­o proteger de diversas ameaças o vale em que agora habita.

Indicadas para maiores de oito anos, as suas aventuras apresentam como principais caracterís­ticas uma protagonis­ta da idade dos seus leitores, um belo entendimen­to entre o mundo real e o da magia, um sentido de humor peculiar e, principalm­ente, um ritmo frenético, com a pequena heroína a correr constantem­ente de um lado para o outro, o que potencia o dinamismo das narrativas, que parecem bem mais substancia­is do que a centena de páginas de cada livro, e de forma descontraí­da abordam temas atuais como as mudanças climáticas a par de valores como a amizade e a solidaried­ade. A isto há que acrescenta­r o desenho simpático, agradável e dinâmico, servido por um colorido vivo e chamativo.

E são estas caracterís­ticas de “Olívia” que, apontando essencialm­ente para os mais novos, podem piscar o olho a leitores mais maduros, que poderão desfrutar igualmente da vivacidade, do ritmo narrativo e das soluções originais a que recorreram Thom Pico e Karensac.

Olívia: O fim de tudo (e o resto)

Thom Pico e Karensac Booksmile

Aposta para os mais jovens, “Olívia” também seduz leitores experiente­s

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal