Jornal de Notícias

Curry e os Warriors voltam aos títulos

Equipa de São Francisco fecha a final da NBA com novo triunfo em Boston e ganha o quarto troféu em oito épocas

- Nuno A. Amaral

nuno.a.amaral@jn.pt

BASQUETEBO­L Os Golden State Warriors sagraram-se campeões da NBA, pela quinta vez, a quarta nas últimas oito temporadas, ao vencerem os Boston Celtics (90-103), no sexto jogo do play-off decisivo. Numa final em que chegou a estar a perder por 1-0 e 2-1, a equipa california­na ganhou as últimas três partidas e fechou a série em 4-2.

Sob a batuta do base Steph Curry, os Warriors silenciara­m o pavilhão dos Celtics e reforçaram uma hegemonia que tinha sido interrompi­da nos últimos três anos, sucedendo aos Milwaukee Bucks como campeões. Recorde-se que, entre 2015 e 2019, a formação agora sedeada em São Francisco tinha chegado sempre à final, com vitórias em três dessas cinco épocas (2015, 2017 e 2018). O outro título de Golden State remontava à época de 1974/75.

No jogo disputado na madrugada de ontem, os Celtics começaram bem, mas

Sport TV mantém transmissõ­es até 2024/25

A liga norte-americana de basquetebo­l continuará a ser transmitid­a em Portugal através dos canais Sport TV até 2025. O contrato entre as partes foi renovado e já na próxima época haverá um novo recorde de jogos em direto, incluindo os pacotes de sábado e domingo, em horário nobre. A Sport TV transmitir­á, conforme tem sido habitual, o All-Star Game, os playoffs, as finais e os jogos de pré-época que decorrem fora do território dos EUA, mantendo o canal NBA TV durante todo o ano. A próxima época tem início agendado para outubro, mas a data exata dos primeiros jogos só será anunciada em agosto. O All-Star Game está marcado para o pavilhão dos Utah Jazz, em Salt Lake City, a 19 de fevereiro do próximo ano.

um parcial de 21-0 a favor dos Warriors, a meio do segundo período, encaminhou o triunfo visitante. Depois de ter estado apagado na partida anterior, Curry voltou às grandes exibições e acabou como melhor marcador (34 pontos, incluindo seis triplos). De forma unânime, a estrela de Golden State ganhou o troféu de MVP das finais, o que acontece pela primeira vez numa carreira já com dois prémios de jogador mais valioso da temporada.

Para além de Steph Curry, os Warriors tiveram ainda em foco os extremos Andrew Wiggins (18 pontos) e Draymond Green, este perto de um triplo-duplo (12 pontos, 12 ressaltos e 8 assistênci­as). Nos Celtics, a estrela Jayson Tatum (13 pontos) esteve em noite de desinspira­ção e os 34 pontos de Jaylen Brown não chegaram. Com a derrota na final, que não disputava desde 2010, Boston mantém a igualdade com os LA Lakers na liderança dos títulos conquistad­os em toda a história da NBA (17).

 ?? ?? Steph Curry (Warriors) foi o melhor marcador do jogo com 34 pontos
Steph Curry (Warriors) foi o melhor marcador do jogo com 34 pontos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal