Jornal de Notícias

Bombeiros criticam falta de equidade

Liga queixa-se de discrepânc­ia de valores face a GNR

-

INCÊNDIOS A Liga dos Bombeiros Portuguese­s (LBP) lamentou “a falta de equidade da parte do Governo no tratamento dos bombeiros”, consideran­do que foram “uma vez mais discrimina­dos” nos investimen­tos em equipament­os de proteção individual.

Em causa estão as portarias da secretaria de Estado da Proteção Civil publicadas na terça-feira em Diário da República. “Feitas as contas aos investimen­tos em equipament­o de proteção individual ali previstos, um bombeiro recebe nove vezes menos que um militar da UEPS da GNR”, denuncia a LBP em comunicado.

O presidente da LBP, António

Nunes, explicou à agência Lusa que, segundo a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, estão envolvidos no Dispositiv­o Especial de Combate a Incêndios Rurais 1140 militares da UEPS e 20 mil bombeiros.

297 EUROS PARA CADA UM

O conjunto de investimen­tos previstos para os bombeiros é de cerca de seis milhões, contra três milhões estabeleci­dos para a UEPS/GNR.

“Face a esta situação e dividindo os seis milhões por 20 mil bombeiros e dividindo os três milhões por 1140 militares da GNR , facilmente se chega à conclusão que, enquanto para um bombeiros são cerca de 297 euros, para um militar da GNR são cerca 2800 euros”, disse António Nunes.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal