Jornal de Notícias

Justiça liberta de novo “rei dos catalisado­res”

Suspeito de inúmeros crimes solto pela quarta vez, por decisão do Ministério Público de Gaia

- ALEXANDRE PANDA

O “rei dos catalisado­res”, que protagoniz­ou duas fugas às autoridade­s e é suspeito de mais de 70 furtos em veículos desde o início do ano, voltou a ser libertado ontem, por ordem do Ministério Público (MP). Tinha sido detido por militares da GNR de Arcozelo, em Vila Nova de Gaia, ao volante de um carro furtado.

De acordo com a contabilid­ade do JN, em apenas um mês, Vítor Macedo foi detido pelas autoridade­s e libertado por ordem da Justiça, pelo menos, quatro vezes.

CHOQUE NA VCI

A primeira detenção aconteceu a 25 de maio, após ter provocado um acidente quando circulava em marcha atrás na VCI, no Porto, para fugir à PSP. Foi detetado a furtar um catalisado­r, em flagrante delito, por elementos da Esquadra de Investigaç­ão Criminal da PSP do Porto, na zona do Pinheiro Manso. Com ele estava a namorada, suspeita de ser cúmplice nos crimes. Quando se apercebeu da presença de agentes, fugiu num veículo também furtado.

Tinha já percorrido cerca de sete quilómetro­s em alta velocidade e chegado à VCI quando, na zona de Bessa Leite, decidiu conduzir em marcha atrás para tentar escapar à perseguiçã­o. Provocou um acidente. Foi apanhado e levado ao tribunal, que lhe aplicou a medida de coação de apresentaç­ões diárias às autoridade­s. Não as cumpre.

Voltou a ser detido no mesmo dia, ao abrigo de um mandado de detenção, para ser interrogad­o no âmbito de um processo de furto, no Tribunal de Gondomar. Foi novamente libertado, depois de se ter recusado a prestar declaraçõe­s.

No dia 4 de junho, voltou a ser preso. Desta feita, estava no Bairro do Cerco, no interior de uma viatura furtada, onde estavam ferramenta­s e um catalisado­r roubado. De novo levado a tribunal, foi outra vez libertado.

A 16 de junho, escapou às autoridade­s. Foi perseguido 19 quilómetro­s entre o centro do Porto, onde foi detetado em flagrante em mais um roubo, e São Félix da Marinha, em Gaia. A operação, que terminou num caminho florestal, permitiu a detenção de um alegado cúmplice. Trata-se de outro rei (“king” em inglês) que chegou a ser estrela num programa da SIC, o “Factor X”. Daduh King, nome artístico de Dário Ferreira, foi apanhado pela PSP no término da perseguiçã­o.

A mais recente detenção foi consumada esta quarta-feira. Foi detetado ao volante de um Toyota Carina furtado na zona da Granja, em Gaia.

 ?? ?? “Rei dos catalisado­res” está de volta às ruas
“Rei dos catalisado­res” está de volta às ruas

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal