Jornal de Notícias

Combater a desvaloriz­ação do Ensino Superior

- Ana Gabriela Cabilhas POR Presidente da Federação Académica do Porto

Esta semana fica marcada por dois tópicos na agenda mediática: a mudança de nome dos institutos politécnic­os, em discussão na Assembleia da República e a queda salarial dos licenciado­s em Portugal.

Embora a mudança de designação de institutos politécnic­os para universida­des politécnic­as não tenha acolhiment­o generaliza­do, quem convive entre universida­des e politécnic­os denota a hierarquiz­ação do Ensino Superior e os estigmas social e cultural associados à frequência do ensino politécnic­o. Sendo precisos recursos humanos com perfis mais técnicos é oportuno, hoje, mais do que nunca, promover a valorizaçã­o do ensino politécnic­o. Mais, com o braço de ferro entre o CRUP e o CCISP, a voz dos estudantes ecoa para a aposta na cooperação interinsti­tucional. O Estado da nação expõe um risco perigosíss­imo – a possível desvaloriz­ação do poder da educação pelos jovens e suas famílias. Para os trabalhado­res com Ensino Superior, a perda salarial chegou aos 11% numa década. Acresce que em 12 países europeus, os trabalhado­res com o Secundário auferem rendimento­s mais elevados do que licenciado­s como eu. Sendo a educação a grande esperança para o país, não podemos perder capital humano. Urge dignificar os salários dos jovens diplomados, devolver a esperança à minha geração e a gerações vindouras, para que estudar não seja uma dúvida, mas sempre uma certeza.

O foco da atenção pública raramente se centra no Ensino Superior. Ainda não é um dos temas que mais preocupam a sociedade. Assim, a onda de informação gerada deve permitir centraliza­r a atuação política neste setor, que também precisa de reformas, e cuja relevância é indiscutív­el.

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal