Jornal de Notícias

Concertos e mais que chapéus de chuva coloridos em Águeda

Arte urbana e animação enchem AgitÁgueda de 2 a 24 de julho. Esperados 200 mil visitantes que deverão deixar oito milhões na economia local

- SARA SAMPAIO ALVES

FESTIVAL O AgitÁgueda promete “surpreende­r” durante 23 dias de festival, que tem nos chapéus de chuva coloridos a sua imagem de marca, com mais instalaçõe­s artísticas, animação de rua e concertos.

Com um orçamento superior a 800 mil euros e cerca de 900 pessoas envolvidas na sua preparação, entre artistas, técnicos e voluntário­s, o festival de Águeda deverá ter um impacto na economia local estimado em mais de oito milhões de euros, contas feitas com base em edições anteriores.

“Além do impacto económico, o festival tem um saldo muito positivo na transforma­ção da cidade, sendo surpreende­nte e vai continuar a surpreende­r, sendo esse o DNA do projeto”, comentou ontem Jorge Almeida, presidente da Câmara de Águeda, na apresentaç­ão do festival.

São esperados mais de 200 mil visitantes em Águeda, durante os 23 dias de festival, atraídos pelo cartaz e por uma notoriedad­e que vai além fronteiras, com os “chapéus de Águeda” a marcarem presença no Dubai e noutras latitudes. Apesar de colocados, os chapéus de chuva ainda não estão abertos. Abrem para a semana, antecedend­o a inauguraçã­o do AgitÁgueda e decoram as ruas até setembro.

PISCINA NO RIO

À animação de rua, arte urbana, instalaçõe­s artísticas, artesanato, provas desportiva­s e aos talentos AgitÁgueda junta-se, este ano, uma piscina fluvial adquirida pelo Município, que será colocada no rio em julho e se manterá na cidade até finais de agosto.

Durante os 23 dias de festival, os visitantes poderão, ainda, assistir aos concertos de nomes nacionais e internacio­nais como Pedro Abrunhosa (dia 2), “OF 12 de Abril + Manuel Cruz” (3), Peter Strange e The Sleepwalke­rs (4), Rui Veloso (16), Banda Alvarense com Miguel Gameiro (17) Maninho e Karetus (23) e Alphaville e Insert Coin (24), entre muitos outros.

Dias 2 e 3 realiza-se o Encontro de Estátuas Vivas, com artistas vindos de Espanha, Polónia, Roménia e Argentina, e, ainda no, dia 3 Bodypainti­ng, em que Vilija Vitkute (Suécia) e Esther Sagbal (Espanha) vão colaborar com Elisa Hochrainer (Itália) na criação de “quadros vivos” nos corpos de modelos.

 ?? ?? AgitÁgueda foi ontem apresentad­o pela Câmara
AgitÁgueda foi ontem apresentad­o pela Câmara

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal