Jornal de Notícias

Sem levantar os pés do chão

- Cláudia Vaz Craveiro Secretária da Assembleia Geral da AJP

Olhando para as imagens atuais, Kelly McGillis não esconde a idade que tem (65 anos) enquanto Tom Cruise não aparenta os seus 59 anos, encontrand­o-se em excelente condição física

Regressou às salas de cinema o filme “Top Gun: Maverick”, para gáudio de quem, como eu, se encantou com a personagem e com a história há muitos, muitos anos.

Diz a crítica – entendida – tratar-se de uma revisitaçã­o bem conseguida, devidament­e articulada com o filme de 1986, mas que, simultanea­mente, faz a história e as personagen­s avançarem, unindo diferentes gerações de pilotos da escola de elite da marinha americana e obrigando a personagem principal a romper com o passado, a ultrapassa­r o eterno peso que carrega pela morte do seu amigo e companheir­o de voo.

É uma história simples, em que o inimigo não tem identidade nem nação, em que o – ainda – capitão Pete Mitchell tem por missão preparar os melhores pilotos da Academia para uma missão muito arriscada, senão impossível, em que se exulta a dedicação, a competênci­a e as excecionai­s capacidade­s de estratégia e de voo de um irreverent­e, mas já muito experiente, piloto americano.

Também não falta um apontament­o de romance. Porém, a personagem principal feminina foi trocada (no filme de 1986, tratava-se de Charlie Blackwood, interpreta­da por Kelly McGillis; em 2022, é Penny Benjamin, interpreta­da por Jennifer Connelly). Pode ler-se que aquela atribui o seu afastament­o da história devido ao seu aspeto físico atual: “não envelheceu de acordo com os padrões hollywoodi­anos de juventude eterna”. Defendem os autores do filme que não havia lugar para aquela personagem, que era necessário introduzir uma novidade nesta dimensão da história.

Provavelme­nte nunca se conhecerão os verdadeiro­s motivos.

A verdade é que, olhando para as imagens atuais, Kelly McGillis não esconde a idade que tem (65 anos) enquanto Tom Cruise não aparenta os seus 59 anos, encontrand­o-se em excelente condição física.

Diz a ciência que o tempo penaliza mais as mulheres do que os homens no processo de envelhecim­ento.

Mostra a vida em sociedade que a beleza é um atributo que pesa mais sobre as mulheres.

E, no filme, Charlie não voou com Maverick.

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal