Jornal de Notícias

Boris Charmatz ocupa a Alameda

Coreógrafo francês está em Lisboa a realizar ensaios e aulas no espaço público

- Catarina Ferreira Jornalista

Em abril, no âmbito do festival Dias Da Dança, Portugal assistia à inventiva fórmula de “Somnole”, do francês Boris Charmatz. Um resgate da infância do coreógrafo, que um dia sonhou ser “maestro de uma orquestra de assobios”, e também do bailarino, que, apesar da sua longeva carreira, nunca tinha sentido o desamparo de enfrentar o público desacompan­hado.

O solo, inteiramen­te assobiado, foi um dos grandes acertos do certame. Uma criação daquele que será, a partir de agosto, diretor do mítico Tanztheate­r Wuppertal Pina Bausch, na Alemanha.

Por estes dias, Charmatz está de regresso a Portugal, a convite da Culturgest, no projeto Inside/Out, e instalou ontem um estúdio de dança no espaço público da Alameda Dom Afonso Henriques, em Lisboa. Aqui estará durante oito dias, com um convite à participaç­ão pública, entre as 18 e as 19 horas, para o aqueciment­o dos bailarinos. Entre as 19 e as 23 horas há ensaios do elenco profission­al, português e francês, que o acompanha.

Amanhã há um workshop

com a sua assistente Magali Caillet-Gajan, para o público em geral, entre as 10 e as 12 horas. De 27 deste mês a 1 de julho, o programa passa a ser para profission­ais. Também amanhã, às 17 horas, Boris Charmatz estará na Alameda numa conversa sobre “Terrain”, o projeto que instalou em 2019 na região Hauts-de-France em parceria com a Phénix, Scène Nationale de Valencienn­es, Opéra de Lille e Maison de la Culture d’Amiens.

O processo culmina a 2 de julho, às 20 horas, com a apresentaç­ão do espetáculo.

O espaço público e as obras corais são uma das assinatura­s de Boris Charmatz. O programa idealizado para a temporada de dança da Ópera Nacional de Paris, com “20 danseurs pour le XXe siècle”, em que convidou 20 bailarinos da instituiçã­o para realizar solos em espaços públicos assim o demonstrou. Assim como “Sea change”, o espetáculo que o ano passado abriu o Manchester Internatio­nal Festival, uma peça de dança com 150 dançarinos amadores e profission­ais.

Terrain

ALAMEDA DOM AFONSO HENRIQUES (LISBOA) ATÉ 2 DE JULHO

 ?? ?? Boris Charmatz com programa especial na Culturgest
Boris Charmatz com programa especial na Culturgest

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal