Jornal de Notícias

Memórias do meu S. João

- Designer Atriz

A noite mais longa do ano cumpriu-se, de novo, sem restrições, depois de dois anos contidos pela pandemia e pelo vírus que não hipotecou lembranças dos festejos nas ruas ou em casa de amigos e familiares. Naturais da Invicta ou com raízes na cidade, famosos de várias áreas recordam experiênci­as passadas, com uma dose de nostalgia à mistura. Mesmo que este ano tenham voltado à rua, ainda são as memórias que alimentam histórias que, pelos mais diversos motivos, jamais serão esquecidas.

DEPOIMENTO­S RECOLHIDOS POR SARA OLIVEIRA “A memória mais marcante que tenho é do S. João de 2019, em minha casa com a família. Foi a melhor sardinhada do Mundo. A primeira vez que o meu filho lançou um balão e a última que o meu pai esteve presente”

Susana Dias Ramos Terapeuta sexual e comentador­a “Lembro-me muito bem das primeiras vezes em que os meus pais me deixaram sair sozinho com os meus amigos, de me juntar com eles no Marquês, descer os Aliados até à Ribeira, correr os bailaricos todos e acabar a beber na praia do Homem do Leme, na Foz. Mais recentemen­te, em casa de um amigo, com 40/50 pessoas, acabamos nas Fontainhas... São as minhas maiores memórias” “Há poucas coisas na vida da cidade e, atrevo-me a dizer, do país, que conseguem ser tão alegres e tão familiares como o bailarico de S. João na escola da Alegria. A vizinhança junta-se toda para dançar ao som de música popular ao vivo. É uma energia muito específica, muito leve, que te abraça, enquanto toda a gente dança com toda a gente”

Clara Não Ilustrador­a

Inês Aires Pereira

Atriz

“Quando penso no S. João, o que me vem sempre à memória – e que sempre me entusiasmo­u muito – são os martelos e, todos os anos, esse era, para mim, o auge do São João! Poder ‘martelar’ a cabeça de desconheci­dos. Causava-me uma enorme diversão, também pela interação que provoca entre todas as pessoas da cidade”

Mariana Monteiro

“Recordo uma história muito especial: há uns seis anos, quando no

meio de milhares de pessoas vi um rapaz com uma t-shirt com uma frase que eu usava como slogan em várias

peças minhas. Na altura, estava a começar e gosto de acreditar que foi

um sinal de que estava no bom caminho. Com sorte, este ano ainda

me cruzo com mais pessoas com criações Gonçalo Peixoto... O S. João é

um bom amuleto”

Gonçalo Peixoto “Há uma história particular­mente engraçada e da qual eu e a minha família nunca nos iremos esquecer. Sempre adorei viajar e, quando estudava, usava a plataforma Couch Surfing. 2016 foi o ano em que eu visitei mais países, foram mais de 20. No final, oferecia também a minha casa e recomendav­a, por exemplo, a altura do S. João. Semanas antes, recebi umas dez mensagens de pessoas interessad­as. Foi basicament­e um acampament­o em casa dos meus pais, com gente da Polónia, da Noruega, da República Checa. Mas acabou por ser muito divertido”

 ?? ??
 ?? ??
 ?? ?? “Tenho memórias
muito bonitas e especiais desta altura, porque era uma festa passada em família na casa da minha
tia Alice. Fico até nostálgica quando me recordo de tudo,
do convívio e da euforia com que ia a correr todos os anos
para a cascata (só o pessoal do Norte
vai entender)”
“Tenho memórias muito bonitas e especiais desta altura, porque era uma festa passada em família na casa da minha tia Alice. Fico até nostálgica quando me recordo de tudo, do convívio e da euforia com que ia a correr todos os anos para a cascata (só o pessoal do Norte vai entender)”
 ?? ?? Ângelo Girão Guarda-redes de hóquei em patins, seleção nacional
Ângelo Girão Guarda-redes de hóquei em patins, seleção nacional
 ?? ??
 ?? ??
 ?? ?? “Tinha uns 10 anos e lembro-me de
ter saído para a rua com um martelo. Passou um senhor por mim e percebeu que eu queria
muito dar-lhe com o martelo. Então, baixou-se para ficar da minha altura e no fim ainda me
disse: ‘Obrigado’! Nunca me esqueci. Curiosamen­te, este ano
vou passar o S. João no Porto!”
“Tinha uns 10 anos e lembro-me de ter saído para a rua com um martelo. Passou um senhor por mim e percebeu que eu queria muito dar-lhe com o martelo. Então, baixou-se para ficar da minha altura e no fim ainda me disse: ‘Obrigado’! Nunca me esqueci. Curiosamen­te, este ano vou passar o S. João no Porto!”
 ?? ?? Raquel Janeiro Influencia­dora (Explorerss­aurus)
Raquel Janeiro Influencia­dora (Explorerss­aurus)
 ?? ?? Pedro Sousa
Ator
Pedro Sousa Ator

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal