Jornal de Notícias

Caiu pela escarpa, passou a noite numas ruínas e morreu

Autoridade­s suspeitam que vítima escorregou em caminho perigoso percorrido por locais e turistas

- Roberto Bessa Moreira roberto.moreira@jn.pt

GAIA Um homem, de 35 anos, não resistiu à queda numa escarpa existente junto à Ponte da Arrábida, em Vila Nova de Gaia, ao final da tarde de anteontem. O cadáver de Jorge Alves, que residia na Maia, só foi encontrado no dia seguinte, no interior das ruínas de uma fábrica.

Jorge Alves, que padecia de uma doença mental, saiu de casa com um tio e passou a tarde de anteontem na Afurada, animada pelas festividad­es de São João. Pelas 19 horas, deixou a companhia do familiar e foi visto a subir, sozinho, a escadaria de acesso a algumas habitações do Cais de Lugan, nas imediações da Igreja de São Pedro da Afurada. Depois, percorreu parte de um íngreme caminho de terra, voltou para trás e escalou a escarpa até à Rua da Creche.

Trata-se maioritari­amente de um trilho em terra batida que, ao longo de cerca de 500 metros, liga a Afurada à Ponte da Arrábida. De traçado sinuoso, esta artéria ficou

ainda mais perigosa quando, recentemen­te, as árvores que a ladeavam foram cortadas, mas continua a ser frequentad­a quer por locais como por turistas hospedados nos hotéis das redondezas.

ESCORREGOU E CAIU

As autoridade­s suspeitam que, quando caminhava, Jorge Alves escorregou, caiu pela ravina durante oito metros e ficou imobilizad­o nas ruínas de uma fábrica. Foi ali que, ferido, passou a noite até ser encontrado, pelas 11.20 horas de ontem.

“O alerta foi dado através

de uma chamado para o 112 e o óbito foi declarado no local pela médica do INEM. O corpo não apresentav­a sinais de violência”, explicou o chefe Oliveira Santos, dos Bombeiros Sapadores de Vila Nova de Gaia.

Só nesta altura é que o tio da vítima interrompe­u as buscas. Este familiar manteve-se na marginal da Afurada até, pelo menos, às 3 horas de ontem à procura de Jorge Alves. Voltou ali na manhã seguinte para bater à porta das residência­s à procura de informaçõe­s sobre o paradeiro do homem que, naquela altura, já estava morto.

 ?? ?? Acidente ocorreu em trilho situado junto à Ponte da Arrábida
Acidente ocorreu em trilho situado junto à Ponte da Arrábida
 ?? ?? Jorge Alves foi visto pela última vez nesta escadaria
Jorge Alves foi visto pela última vez nesta escadaria

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal