Jornal de Notícias

Câmara de Penamacor dá 1500 euros por nascimento

Proposta aprovada visa fixar pessoas e dinamizar o comércio

-

NATALIDADE A Câmara de Penamacor vai atribuir 1500 euros a cada criança que nasça no concelho, numa medida que visa contribuir para estimular a natalidade, fixar pessoas e ajudar a dinamizar o comércio local.

O regulament­o para a atribuição deste apoio foi aprovado ontem, por maioria, em reunião pública do executivo camarário.

O documento estipula a atribuição de uma verba global de 1500 euros a todos os nascimento­s, desde que os pais residam no concelho há pelo menos dois anos.

De acordo com o previsto, 500 euros são atribuídos no momento da aprovação da candidatur­a e os restantes mil mediante a apresentaç­ão de faturas relativas a produtos para o bebé, sendo que a aquisição tem de ser feita, obrigatori­amente, no comércio local.

O presidente da autarquia, António Luís Beites (PS), destacou que, além deste benefício, que será atribuído pela primeira vez, as famílias do concelho também já contam com outros apoios educativos em vigor no município, que vão desde o berçário até ao Ensino Superior.

OPOSIÇÃO QUERIA MAIS

A proposta foi aprovada por maioria, com a abstenção dos vereadores do movimento independen­te “Abraçar Penamacor”, Anselmo Cunha e Filipe Batista, que pediram uma iniciativa mais ambiciosa ao nível da verba e propuseram a atribuição de 3000 euros para o primeiro filho, 4000 euros para o segundo e 5000 para o terceiro. Defenderam ainda que a medida deveria abranger todas as famílias residentes no concelho, sem a condição temporal.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal