Jornal de Notícias

Partido de Boris sofre derrota em eleições parciais

Conservado­res perderam dois lugares no Parlamento após fracasso em duas votações

-

REINO UNIDO O Partido Conservado­r sofreu uma derrota nas duas eleições legislativ­as parciais de anteontem, no Reino Unido, perdendo o círculo eleitoral de Tiverton e Honiton para os liberais democratas e o de Wakefield para o Partido Trabalhist­a.

Boris Johnson reagiu aos resultados prometendo ouvir a população, porém, garantiu que irá continuar como primeiro-ministro. “Penso que devemos ouvir o que os eleitores dizem, em particular em relação às dificuldad­es que as pessoas estão a passar devido ao aumento do custo de vida”, reiterou, citado pelo jornal “The Guardian”.

Apesar de Johnson permanecer de pedra e cal, os maus resultados dos ‘tories’ levaram à demissão do presidente do partido, Oliver Dowden. “Alguém tem de assumir a responsabi­lidade. Nestas circunstân­cias, não seria correto permanecer no cargo”, justificou Dowden.

Considerad­o uma máquina vencedora de eleições após o triunfo nas legislativ­as, há dois anos e meio, sob a promessa de concretiza­r o Brexit, a reputação de Johnson tem vindo a ser atingida por sucessivos escândalos durante o mandato e a sua popularida­de tem caído a pique, o que se reflete neste último ato eleitoral.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal