Jornal de Notícias

“Vi tudo negro à minha volta”, diz Anita Alvarez

Atleta norte-americana queria voltar à piscina após o desmaio, mas foi impedida pela Federação Internacio­nal

- André Bucho andre.bucho@jn.pt Bela Merkely Responsáve­l médico da FINA

NATAÇÃO As fotografia­s de Anita Alvarez no fundo da piscina de Budapeste correram o Mundo. A atleta desmaiou na final do exercício de solo de natação artística e só o salvamento por parte da treinadora Andrea Fuentes impediu o pior. Ainda assim, a nadadora norte-americana queria participar ontem na final do exercício por equipas, mas a Federação Internacio­nal de Natação (FINA) não o permitiu.

“Houve outras vezes em que senti que ia desmaiar. Nesta vez estava compenetra­da no meu papel, a viver o momento. Às vezes sentes uma dor e tens de parar. Estava cansada, mas isso é sempre, mas estava a aproveitar. Quando senti que podia relaxar, vi tudo negro à minha volta. Não me recordo de mais nada”, explicou Anita Alvarez, em entrevista ao “El País”, onde expressou o desejo de participar na sessão de ontem e comentou o impacto das fotos.

“Fiquei chocada inicialmen­te. Não estava à espera que publicasse­m algo assim. Agora penso que, de certa maneira, as fotos são bonitas.

Ver-me ali, debaixo de água, em paz, em silêncio, e depois ver a Andrea com o braço esticado, a tentar alcançar-me, quase como uma heroína”, disse.

Apesar do susto, a federação norte-americana garantiu que a atleta estava em condições de voltar à água. “Os médicos já me observaram e eu quero terminar a competição. Fiquei contente com a prestação no solo e agora não quero falhar à minha equipa na final livre. Quero acabar com a cabeça levantada e que as minhas companheir­as saibam que podem confiar em mim”, disse. Mas a FINA discordou.

“Alguns atletas toleram bem as flutuações entre oxigénio e dióxido de carbono, há outros mais sensíveis. Talvez esta modalidade não seja para ela”

 ?? ?? Anita teve de ser resgatada da água pela treinadora
Anita teve de ser resgatada da água pela treinadora

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal