Jornal de Notícias

Redução do ISP baixa preço dos combustíve­is na próxima semana

Litro de gasóleo passa para 2,05 euros e o da gasolina para 2,111 euros, devido ao alívio da carga fiscal

-

DESCIDA O Ministério das Finanças indicou ontem que a redução total do ISP (imposto sobre produtos petrolífer­os) será, na próxima semana, de 22,2 cêntimos por litro no gasóleo e de 25,9 cêntimos por litro na gasolina. “Tendo em conta a perspetiva da evolução dos preços na próxima semana, o desconto de ISP atualmente em vigor no gasóleo manter-se-á inalterado. No caso da gasolina, regista-se uma redução do desconto em 0,4 cêntimos (IVA+ISP)”, referiu, em comunicado, o ministério liderado por Fernando Medina.

No total, consideran­do o alívio da carga fiscal sobre os combustíve­is através do mecanismo semanal de revisão do ISP e a descida das taxas unitárias deste imposto para o equivalent­e a uma taxa do IVA de 13%, o desconto para os consumidor­es será de 22,2 cêntimos por litro de gasóleo e de 25,9 cêntimos por litro de gasolina.

O Executivo ressalvou que a estes valores acresce a “não atualizaçã­o” da taxa de carbono em aproximada­mente seis cêntimos por litro. Deste

modo, o litro de gasóleo simples deverá descer para os 2,05 euros e o da gasolina para 2,111 euros. A situação voltará a ser avaliada na próxima semana.

Recorde-se que as últimas cinco semanas foram marcadas pelo aumento consecutiv­o do preço do litro de gasóleo simples, que passou a custar em média 2,1 euros em Portugal Continenta­l, mais 44 cêntimos do que na véspera do início da invasão da Ucrânia pela Rússia, ou seja, no dia 23 de fevereiro. O preço do litro da gasolina desceu nas duas últimas semanas, para 2,127 euros (gasolina 95) e 2,258 euros (gasolina 98), em média.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal