Jornal de Notícias

Vasectomia: tudo o que deve saber

-

Oque é a vasectomia? A vasectomia é um pequeno procedimen­to cirúrgico que consiste na laqueação (secção) bilateral dos canais deferentes, suprimindo a comunicaçã­o entre os testículos e a uretra. Utilizam-se, na maior parte dos casos, duas pequenas incisões escrotais, através das quais se acede aos canais deferentes.

Qual o objetivo?

Eliminar a presença de espermatoz­óides no esperma, impossibil­itando assim a fecundação dos óvulos.

4XDO D VXD HÀFiFLD"

e R PpWRGR FRQWUDFHWL­YR PDLV HÀFD] H[FOXLQGR D DEVWLQrQFL­D HÀFiFLD VXSHrior a 99%), tornando-se por isso numa excelente opção ao nível do planeament­o familiar.

Previne doenças sexualment­e transmissí­veis (DST)?

Nunca é de mais reforçar que não é um método de prevenção das DST devendo ser sempre mantidas as precauções habituais, nomeadamen­te a utilização do preservati­vo.

É um procedimen­to irreversív­el? Não é, dado que existe um procedimen­to cirúrgico que permite a sua reversão. No entanto, é complexo, caro e tem HÀFiFLD PRGHUDGD e SRVVtYHO WDPEpP R recurso a técnicas de reprodução assistida, que implicam a colheita de espermatoz­óides diretament­e do testículo. Daqui advém que a vasectomia só deve ser consideraG­D SRU KRPHQV TXH GHÀQLWLYDP­HQWH QmR TXHLUDP WHU PDLV ÀOKRV Asuarealiz­açãoexigei­nternament­o? Não. É normalment­e realizada em ambulatóri­o.

São relevantes os efeitos estéticos? Não, dada a pequena dimensão das incisões utilizadas.

São frequentes complicaçõ­es decorrente­s do procedimen­to?

A taxa de complicaçõ­es é extremamen­te baixa. Mencionamo­s, a título de exemplo, o hematoma e a dor crónica. Qual o efeito a nível sexual? Nenhum. A líbido não é afetada (a produção de testostero­na e outras hormonas mantém-se inalterada). Ficam também preservada­s as funções erétil e ejaculatór­ia, assim como o volume do ejaculado. Qual o tempo de recuperaçã­o? Curto, sendo que na maioria dos casos é possível retomar as atividades física e SURÀVVLRQD­O QR GLD VHJXLQWH j LQWHUYHQom­R 1mR HVWi WDPEpP FRQWUDLQGL­FDGD D atividade sexual.

$ HÀFiFLD p LPHGLDWD"

Não. É muito importante a utilização de outro método contraceti­vo no período imediato ao procedimen­to, dada a possibilid­ade de permanênci­a de espermatoz­óLGHV QR VpPHQ GXUDQWH YiULDV VHPDQDV É fortemente recomendad­a a realização de um espermogra­ma após 3 meses para FRQÀUPDU D HÀFiFLD GR SURFHGLPHQ­WR

(VWi UHFRPHQGDG­D XPD DYDOLDomR

urológica?

Reforçando a irreversib­ilidade do SURFHGLPHQ­WR p VHPSUH DFRQVHOKiY­HO D consulta com um urologista, de maneira a que possa ser tomada uma decisão bem informada e adequada a cada caso HVSHFtÀFR.//

 ?? ?? Dr. Alexandre Resende (OM44860), Urologista no Trofa Saúde Gaia, Guimarães, Braga Norte, Braga Sul e Valença
Dr. Alexandre Resende (OM44860), Urologista no Trofa Saúde Gaia, Guimarães, Braga Norte, Braga Sul e Valença

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal