Jornal de Notícias

BE critica ministro da Economia e defende moratória à mineração

Catarina Martins desafia Governo a declarar mar área protegida até 2030

-

A coordenado­ra do BE desafiou o Governo a assumir já compromiss­os como declarar o mar português área protegida até 2030 e aceitar uma moratória sobre a mineração, criticando o ministro da Economia pelas suas propostas nesta área.

Em vésperas do arranque da Conferênci­a dos Oceanos das Nações Unidas, Catarina Martins deixou alguns alertas sobre o que o BE espera da reunião, anunciando que o partido irá participar numa manifestaç­ão de ativistas climáticos na quarta-feira.

“Ouviremos as palavras mais bonitas sobre os compromiss­os quanto aos oceanos. Mas os cientistas que debatem os oceanos chegam a esta cimeira com duas propostas muito concretas: que 30% dos oceanos sejam considerad­os área protegida até 2030 e que haja uma moratória sobre a mineração do mar, para proteger o mar e os seus ecossistem­as”, apontou.

No arranque de um roteiro climático que o BE irá promover ao longo dos próximos meses por todo o país, Catarina Martins desafiou o Governo a implementa­r, desde já, estas duas medidas em vez de aguardar por um compromiss­o global.

“O Governo português pode avançar já e declarar 30% do mar português como área protegida e fazer já uma moratória sobre a mineração em alto mar em Portugal porque não temos de estar todos à espera uns dos outros”, disse a líder bloquista, apelando para que a cimeira não seja “um momento de palavras ocas”.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal