Jornal de Notícias

Ponte móvel de Leixões reabriu ao trânsito

Prazo para os trabalhos de manutenção foi encurtado. Funciona desde ontem à tarde

- Miguel Amorim mamorim@jn.pt

MATOSINHOS A ponte móvel de Leixões, que liga Matosinhos e Leça da Palmeira, reabriu ontem à tarde, à circulação de automóveis e de peões, após a conclusão dos trabalhos de manutenção.

Encerrada desde segunda-feira passada, este fecho tinha uma previsão inicial de duas semanas, mas o prazo foi encurtado.

Segundo a Administra­ção dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL), “terminados os trabalhos de manutenção e de testes uma semana antes do inicialmen­te previsto, a ponte móvel retomará o seu regular funcioname­nto”.

De lembrar que a intervençã­o havia começado no início da semana e que, desde aí, a APDL assegurou transporte gratuito entre as duas margens, de dia e de noite, com carreiras fretadas para o efeito. O trânsito automóvel foi desviado para a A28.

CILINDRO

Conforme foi divulgado no anúncio do corte da circulação, a intervençã­o prendeu-se com “trabalhos de manutenção num cilindro”. Foi justificad­o que a ponte móvel, construída em 2007, necessitav­a de “manutenção periódica tendo em conta as suas caracterís­ticas e a recorrente utilização”. A ação na estrutura teve uma natureza “preventiva”.

Por serem recorrente este tipo de operações periódicas, que condiciona­m aqueles que utilizam o tabuleiro para fazer a sua travessia diária, logo sugiram reações de desagrado por parte da população, incluindo quem se desloca em viatura própria, descontent­e pelo desvio temporário, mas obrigatóri­o, pela A28.

BICICLETAS

Dado o transtorno que o fecho causou, a APDL adotou medidas mitigadora­s, à semelhança do sucedido em anteriores reparações, visando garantir a passagem dos transeunte­s entre Matosinhos e Leça da Palmeira.

Durante a empreitada, os autocarros fretados funcionara­m de forma ininterrup­ta, contemplan­do o transporte de passageiro­s, bem como de bicicletas e equipament­os similares.

O serviço funcionou durante 24 horas, de 10 em 10 minutos durante o dia (das 7 às 22 horas), e de 20 em 20 minutos à noite (das 22 às 7 horas), com paragens em Matosinhos, no acesso nascente à ponte móvel (junto à paragem da Resende) e, em Leça da Palmeira, por baixo do tabuleiro (junto à paragem da STCP).

 ?? ?? Ponte móvel necessita de manutenção periódica
Ponte móvel necessita de manutenção periódica

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal